TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos quantitativos aplicados de gestão empresarial

Projeto de pesquisa: Métodos quantitativos aplicados de gestão empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

GILENE SOUZA

PRODUÇÃO DE TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Medina

2013

GILENE SOUZA

PRODUÇÃO DE TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (Adminitração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Adminitração de Empresas].

Prof. Regina Malassise

Medina

2013

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho busca-se com demonstrar de maneira clara e objetiva ideias sobre o campo administrativo, agregando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia.

Mudanças nas taxas de juros, câmbio, inflação, além do crescimento externo são importantes para a margem líquida da empresa.

Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente.

Procurou-se conceituar a partir do entendimento do método quantitativos os conceitos de medidas descritivas abrangendo consigo ,medidas de tendência, medidas de dispersão e técnicas de amostragem probabilidade, bem como números- Índices e deflação de dados, entendendo como são utilizados a partir do conceito percebido.

Assim também foi exposto o conceito de ética no setor gestão inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo, examinando as forças que afectam o conjunto das empresas, dos consumidores e dos trabalhadores ao mesmo tempo.

Contrasta com a Microeconomia que estuda os preços, as quantidades e os mercados individualmente.

Salienta - que o comportamento do consumidor e produção e do custo quanto estruturas de mercado, afeta modo direto o equilíbrio geral e bem-estar econômico, também surgem às variáveis das quais, afeta a economia a comercialização, sendo elas;

A taxa de juros pode afetar a queda dos preços, pois se houver o aumento da Selic os financiamentos também ficam mais caros, suprimindo não só os empréstimos - que injetam dinheiro na economia - como também a quantidade de compras realizadas a partir de novos financiamentos. O aumento deste afeta a demanda.

Levantamento feito pela Federação do Comércio mostra que, em 2012, 59% das famílias estavam endividadas. “O número de famílias endividadas é mais ou menos o mesmo ao longo do tempo, mas, em média, devem mais, e isso é grave. O valor médio cresceu 19%”, diz Antonio Carlos Borges, diretor-executivo da Fecomércio.

Diante do exposto percebe-se que com aumento da taxa juros muitos vieram a ficar inadimplentes, pois diante da necessidade cotidiana não teria como suprir a necessidade de se ter algo, a nãos ser financiando, ai surge então chamada bola de neve.

Porém um dos pioneirismos a enfrentar e o maior problema, no entanto, a inflação atual tem sido impulsionada por um choque na oferta, e não da demanda, sendo que desta forma os juros vão influenciar, no aumento dos preços dos serviços, que cresceram com o salário mínimo.

Também a taxa de câmbio, outra variável que também pode afetar a inflação é a taxa de câmbio, que mede o "preço" em reais para se comprar um dólar, divisa internacional na economia. A desvalorização da moeda norte-americana encarece os produtos importados, impactando diretamente na economia.

Afirma Azevêdo que a "(...) que a taxa de câmbio é flutuante dentro de certos limites, que são estabelecidos de governo a governo. A partir de determinado momento, os governos agem".

A inflação, "A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período.”.

De igual forma percebe a influencia da inflação a afetar o estilo de vida de muitos , como exemplo “A inflação alta já afeta o padrão de consumo das famílias. O avanço médio de 6,5% nos preços nos últimos 12 meses encerrados em maio, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, apertou o orçamento”. Ainda sim percebe que em decorrência do aumento da inflação a pessoa tem se contar gastos e consumo excessivo.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

3.1 Medidas Descritivas

A amostragem é uma etapa de grande importância no delineamento da pesquisa capaz de determinar a validade dos dados obtidos.

Segundo Schiffman e Kanuk (p. 26), um plano de amostragem deve responder às seguintes questões: quem pesquisar (unidade de amostragem), quantos pesquisar (o tamanho da amostra) e como selecionar (o procedimento da amostragem). A decisão de quem pesquisar exige que o universo seja definido de modo que uma amostra adequada possa ser selecionada. As entrevistas realizadas com o público correto são fatores básicos para a validade do estudo. O tamanho da amostra depende do orçamento disponível e do grau de confiança que a empresa quer alocar aos resultados.

Há vários tipos de amostras e planos de amostragem, deve ser estabelecida uma diferenciação fundamental na definição de amostragens probabilísticas e não probabilísticas.

3.1.1 Medidas de tendência central

Medida de tendência central é um valor único que tenta descrever as características de um conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com