TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE INTERACÇÃO BÁSICOS

Tese: MÉTODOS DE INTERACÇÃO BÁSICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

MALWARE

Este artigo apresenta alguns dos diversos tipos de malwares existentes, como geralmente eles são contraídos e como eliminá-los. Um dos assuntos mais pertinentes no que diz respeito à internet, é aquele que se refere à segurança. Assunto esse que se torna cada vez mais debatido nos dias de hoje.

Existem vários tipos de ameaças que circulam pala web. Diversos tipos de programas criados com a finalidade de invadir a privacidade dos usuários e coletar seus dados vêm sendo implementados a cada dia mais e são cada vez mais criativos em suas maneiras de invadir uma rede. Existem vários tipos de malwares, como por exemplo, o vírus, trojan, adware, spyware, worm, keylogger, screenlogger, backdoor, exploits, sniffers, bot e muitos outros, cada um com um efeito e uma maneira de contaminação diferente. Esses programas são denominados malware, “malicious software” do inglês, que significa “software malicioso”. Esses softwares invadem o sistema de forma ilícita, ou seja, se a permissão do usuário com a intenção de fazer alterações, captura de dados, rastreamento ou simplesmente causar algum tipo de dano no sistema da máquina. Até mesmo um programa legal que, por alguma falha de programação execute as mesmas funções maliciosas citadas acima, é considerado um malware também.

Os programadores maliciosos, também conhecidos como “crackers”, conseguem facilmente enganar os usuários menos informados que normalmente não atentam para a leitura de um e-mail, onde clicam ou até mesmo na hora de descarregar um software gratuito.

PRINCIPAIS MÉTODOS DE INVASÃO

Instalação de programas gratuitos.

Uma das maneiras mais utilizadas para a inserção ilícita desses malwares é realizada em instalações de programas gratuitos que, normalmente o instalador do respectivo programa exige a instalação de um programa adicional, ou muitas vezes é instalado até mesmo sem o consentimento do usuário. O que acontece é que a maioria dos sites que oferecem programas gratuitos para download estão usando outros programas para fazer o descarregamento desses softwares gratuitos para otimizar os seus serviços. Com isso, o descarregamento e a instalação feita sem o devido conhecimento de como as contaminações ocorrem, irá ocasionar na infecção por adware ou malware. Alguns desses malwares bem conhecidos são o savebox, o www-search.net, passwidget, ClipHD, iweber, HomeTab e entre muitos outros que vem com promessas de melhorias na navegação do usuário, entretanto, são programas potencialmente indesejados e com finalidades maliciosas. Eles têm diferentes características. Alguns mudam as configurações do navegador, outros poluem a tela com banners e propagandas, mas o importante é que o usuário saiba que qualquer mudança no comportamento do navegador, possivelmente é por causa de um malware.

Navegação na internet.

Nos dias de hoje a internet está cheia com vários programas mal-intencionados. Devemos entender que entrar em sites potencialmente duvidosos aumenta as probabilidades de a infecção ocorrer. Por isso deve se tomar um cuidado ao navegar em sites que contenham conteúdo adulto, cracks de programas, sites P2P, redes social e sites Warez. O usuário, ao se deparar com algum desses sites citados acima, ou qualquer outro que julgue duvidoso, cuida para não clicar em bunners, pop-ups e em outras janelas que apareçam na sua tela.

E-mail

Outra maneira bem explorada pelos desenvolvedores de programas maliciosos é o e-mail. Eles criam diversos tipos de mensagens de e-mail a fim de que venham persuadir o usuário a clicar ou abrir algum arquivo que contenha um malware. Por isso os seguintes cuidados devem ser tomados:

- Cuidado ao abrir anexos! Não abra nada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com