TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natura Cosmetics SA

Seminário: Natura Cosmetics SA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

Histórico

Em 1966, Antônio Luiz da Cunha Seabra saiu da empresa multinacional

Remington Rand do Brasil e ingressou no laboratório Bionat, que pertencia a

Pierre e Catherine Berjeaut. Nesta empresa, Seabra adquire as primeiras

experiências no ramo dos cosméticos e conhece Jean-Pierre Berjeaut, filho de

Pierre e Catherine, com quem forma a Natura em 28 de agosto de 1969. A

empresa foi fundada com o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaute somente em janeiro de 1970 a razão social da empresa passa para Indústria eComércio de Cosméticos Natura Ltda.

Descrição geral da empresa

A Natura Cosméticos S.A. é uma companhia integrada, que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa produtos de higiene e beleza. A empresa é líderde mercado, tendo atingido em 2010 a participação de 14,4% no mercadobrasileiro, o terceiro maior no mundo. (Euromonitor, 2011; Relatório de Referência Natura, 2011). Desde 2004, as ações da Natura estão listadas no Mercado da BM&FBOVESPA, com 40% das ações disponíveis para negociação em 2010. No último ano a receita líquida consolidada cresceu 21,1% e o Ebitda 24,6% em relação ao ano anterior, o que aliado a outros fatores contribuíram para a valorização das ações da empresa (Figura 3). (Relatório Anual Natura, 2010). Em 2011, a sede da Natura no Brasil encontra-se localizada em Cajamar, Estado de São Paulo, em complexo que abriga quatro fábricas, unidades de armazenagem, centro de pesquisa, área logística e de administração. Além da sede, a empresa contava com: escritórios comerciais, em Salvador (BA), Campinas (SP), Alphaville (SP), Taguatinga (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS); fábrica e Centro de Pesquisa e Tecnologia em Benevides (PA); um Centro Avançado de Tecnologia em Paris; Centros de Distribuição localizados, em Jundiaí (SP), Itapecerica da Serra (SP), Canoas (RS), Matias Barbosa (MG), Uberlândia (MG), Simões Filho (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), e em Castanhal (PA); e um centro de treinamento em São João do Meriti (RJ). A empresa tinha operações próprias no Brasil, França, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru e atuava por meio de distribuidores locais na Bolívia e na Guatemala. Dispunha, além disso, de 22 Casas Natura, em todos os países onde dispunha de operações próprias. Estes espaços serviam de apoio ao trabalho e capacitação das consultoras e permitiam que os consumidores conhecessem os produtos da empresa. (Relatório Anual Natura, 2010; Relatório de Referência Natura, 2011) 57. Em 2011, a Natura encontrava-se entre as marcas mais valorizadas e reconhecidas no Brasil, de acordo com a Interbrand. A empresa ofertava cerca de 900 produtos em mais de cinco mil municípios nas categorias maquiagem, perfumaria, proteção solar, cuidados com o rosto, o corpo e os cabelos, entre outras.

Estrutura organizacional

Além das atividades desenvolvidas diretamente pela holding, as seguintes subsidiárias participam da estrutura organizacional da empresa e são responsáveis pelas funções indicadas a seguir:

• Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda: industrialização e

• comercialização dos produtos da marca Natura para a Natura Cosméticos

• S.A. - Brasil, Natura Cosméticos S.A. - Chile, Natura Cosméticos S.A. - Peru, Natura Cosméticos S.A. - Argentina, Natura Cosméticos Ltda. - Colômbia, Natura Europa SAS – França e Natura Cosméticos de Mexico, S.A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com