TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova economia global, "Economia verde", "Educação" e "Empregos verdes"

Projeto de pesquisa: Nova economia global, "Economia verde", "Educação" e "Empregos verdes". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

Tema 5: Preparando-se para o Mercado Sustentável – Nova Economia Global, Green Economy, Educação e Green Jobs

Os empregos verdes estão se tornando uma realidade em diversos países e em vários setores da economia, já que constituem um elemento central no processo de criação e consolidação das empresas sustentáveis. No Brasil, igualmente, os empregos verdes estão ganhando importância.

Os empregos verdes, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), são postos de trabalho socialmente adequados (o termo usado pelo órgão é “decentes”) em atividades econômicas que contribuem significativamente para melhorar e/ou conservar a qualidade ambiental.

Relacionam-se, portanto, com mudanças nos padrões dominantes de produção e consumo na direção de, pelo menos, um dos seguintes atributos: (1) maximização da eficiência energética e substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis; (2) valorização, racionalização do uso e preservação dos recursos naturais e dos ativos ambientais; (3) aumento da durabilidade e reparabilidade dos produtos e instrumentos de produção; (4) redução da geração, recuperação e reciclagem de resíduos e materiais de todos os tipos; (5) prevenção e controle de riscos ambientais e da poluição visual, sonora, do ar, da água e do solo; e (6) diminuição dos deslocamentos espaciais de pessoas e cargas.

Assim, os empregos verdes proporcionam às organizações ou empresas o exercício de suas atividades em condições que não impactem negativamente o meio ambiente. São empregos que proporcionam baixa emissão de gases poluentes, empregos que usam materiais e processos derivados da utilização de energias limpas, empregos que possam ser realizados com a utilização racional e econômica da água e, também, empregos exercidos de tal forma que a destinação dos resíduos sólidos garanta a qualidade ambiental. Desta forma, empregos verdes podem ser criados em qualquer setor ou empresa.

A transição para uma economia verde, segundo a OIT, tem promovido o aumento da oferta de emprego e, por consequência, um aumento na quantidade de empregos verdes. Assim, os “empregos verdes” prometem um triplo dividendo: empresas sustentáveis, redução da pobreza e uma recuperação econômica centrada no emprego.

De acordo com um estudo da OIT, publicado em 2009, já havia no Brasil 2.653.059 postos de trabalho formais inseridos em atividades econômicas que contribuíam para a melhoria da qualidade ambiental, por exemplo, para a redução de emissões de carbono na atmosfera. Esses postos de trabalho formais estão agrupados nas áreas de atividades econômicas apresentadas no quadro a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com