TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bloco Econômicos

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.549 Palavras (27 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 27

Índice

  1. Introdução................................................................................................4
  2. Blocos Economicos................................................................................5
  1. Como se formam os blocos econômicos..................................6
  2. Qual o impacto de um bloco econômico diante de uma crise...............................................................................................7
  3. Os Para que serve os Blocos econômicos................................8
  4. Os Blocos Econômicos existentes no mundo..........................8
  1. União Europeia......................................................................................13
  1. Os objetivos da União Europeia...............................................14
  1. NAFTA....................................................................................................15
  1. Os objetivos do NAFTA.............................................................15
  1. MERCOSUL............................................................................................17
  1. Os objetivos do MERCOSUL.....................................................17
  2. Vantagens e desvantagens para o Brasil como participantes do MERCOSUL...........................................................................23

1. Introdução

O mundo vive, hoje, uma fase do capitalismo conhecido como monopolista. Marcado pela globalização, na qual o capital circula livremente pelas redes de telecomunicações, é possível lucrar de forma imediata em diversos pontos do globo. Esse fato permite, por um lado, o crescimento sem igual no montante de capital, que se acumula nas mãos de poucos agentes econômicos; por outro, provoca a exclusão social de quem não consegue ter acesso ao desenvolvimento.
Para não prejudicarem seus mercados, em meados do século XX, alguns países começaram a se “proteger”, agrupando-se em blocos econômicos. O MERCOSUL, a União Europeia, o NAFTA e a ALCA, por exemplo, são alguns deles.

        

2. Blocos Econômicos

O processo de mudanças, que o mundo vem atravessando há vários anos, e que se denominou de globalização, é a síntese de uma nova ordem mundial, centrada na interdependência econômica, política e social  fazendo assim surgi os blocos econômicos que é conceituado como sendo a  união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países, Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros.

Trata-se de uma nova forma de regionalização do espaço mundial. No atual contexto econômico e geopolítico mundial existe uma necessidade premente dos estados nacionais em construírem estratégias. O comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Em termos gerais, os blocos econômicos são capazes de propiciar vantagens bastante interessantes. Contudo, por outro lado, as ações de cooperação reduzem as possibilidades de expansão da economia nacional em determinadas áreas em que os países parceiros possuem maior desenvolvimento.

Estamos vivenciando a consolidação dos blocos econômicos, até os dias atuais, ocorreram profundas transformações, novos blocos e entidades surgiram ao redor do mundo. Neste trabalho, nos propomos uma análise de como se formaria os blocos econômicos, sobre a importância dos blocos econômicos para o restante do mundo e quais seriam as regras para entrar  , e qual seria o impacto de um bloco diante de uma crise  e quais as medidas os blocos toma para proteger os países participantes dele e como se trata de muitos blocos iremos fazer a analise de apenas três blocos econômicos sendo eles : ( Euro / Nafta/ e o MERCOSUL) .

O que se espera com a formação de blocos econômicos é a intensificação econômica e a flexibilização comercial entre os integrantes.
Existem outros órgãos comerciais, como por exemplo, a OMC (Organização Mundial do Comércio), que integram todos os países que participam do
 comércio internacional, essas instituições têm como objetivo fiscalizar e mediar as relações comerciais para que não haja partes favorecidas.

2.1. Como se formam os blocos econômicos

Com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso o mundo está dividido em blocos econômicos que procuram a integração econômica de países vizinhos ou próximos, fortalecendo o intercâmbio regional e criando condições mais favoráveis para esse intercâmbio em relação ao intercâmbio com o resto do mundo.

Esse movimento de criação de blocos econômicos surgiu após a 2ª. Grande guerra mundial, com muitos países destruídos pela guerra e a economia mundial enfraquecida de modo geral. Os organismos internacionais ou supranacionais surgidos após a 2ª. Grande Guerra, como a ONU e entidades como Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional passaram a estimular a criação desses blocos regionais. Um dos organismos da ONU, a CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina fez vários estudos na década de 1950/1960 sobre o intercâmbio regional na América Latina, concluindo pelo fraco intercâmbio existente entre os vários países da área, os quais historicamente mantinham maior volume de trocas com parceiros tradicionais da Europa e dos Estados Unidos e quase nenhum intercâmbio entre eles, a não ser de alguns produtos básicos como trigo, café, alguns minérios, poucos itens manufaturados, cenário típico das economias subdesenvolvidas.

Foi identificado assim um potencial de crescimento de intercâmbio regional que viria a transformar as economias dos países latino americanos, criando um mercado ampliado e com oportunidades de crescimento econômico, utilização de matérias primas e insumos locais, mão de obra dos países membros, ganho de escala, melhoria de qualidade e maior competitividade dos produtos, melhorando a qualidade da mão de obra existente, melhorando a infraestrutura geral (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, comunicações, educação, saúde e rede hospitalar, habitação, transportes) e economia geral dos países membros. Mais recentemente alguns blocos já nasceram formados por países de economias fortes e potentes. O primeiro bloco econômico nasceu em 1956, com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Esse bloco econômico foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Os blocos econômicos são formados em quatro tipos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)   pdf (276.3 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com