TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE ECONOMIA

Tese: O CONCEITO DE ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

ECONOMIA

ECONOMIA

É uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. A questão central do estudo da economia é como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender às necessidades humanas. Um dos problemas fundamentais da economia, é que produtos produzir e em que quantidade; como os produzir, istó é, através de que técnicas devem ser combinados os fatores produtivos; para quem devem ser produzidos e distribuídos os produtos.

CONCEITO DE ECONOMIA

A economia pode ser definida assim: o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados. Pode-se fazer a divisão no estudo econômico da seguinte forma:

Macroeconomia – analisa o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutos. Faz parte delas os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego.

Microeconomia – estuda o comportamento de cada “molécula econômica” do sistema, por meio de preços e quantidades relativas. Para exemplificar, pode-se citar a análise do funcionamento de empresas.

SISTEMA ECONÔMICO

É o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços para a melhoria do padrão de vida e bem estar da população.

ECONOMIA DE MERCADO

A maior parte da produção econômica é gerada pela iniciativa privada, indústria, comércio e prestação de serviços são controlados por cidadãos particulares, ou seja, são empresas do setor privado que detêm a maior parcela dos meios de produção. Nas economias centralizadas, são decididas por um órgão central de planejamento, a partir de um levantamento dos recursos de produção disponíveis e das necessidades do país.

CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO (CPP)

Ela indica a capacidade máxima de produção, ilustra a escassez de recursos limitada a capacidade produtiva de uma sociedade, empresa ou país.

INTER-RELAÇÃO DA ECONOMIA COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

Apesar de ser uma ciência social, a Economia é limitado pelo meio físico, dado que os recursos são escassos, e se ocupa de quantidades físicas e das relações entre as quantidades, como a que se estabelece entre a produção de bens e serviços e os fatores de produção utilizados no processo produtivo. Ela se interliga a outras áreas de conhecimentos, tais como:

ECONOMIA E POLÍTICA

São áreas muito interligadas, tornando-se difícil estabelecer uma relação de casualidade entre elas. A estrutura política se encontra muitas vezes subordinadas ao poder econômico.

ECONOMIA E HISTÓRIA

A pesquisa histórica é extremamente útil e necessária para economia, pois ela facilita a compreensão do presente e ajuda nas previsões para o futuro com base nos fatos do passado. As guerras e revoluções, por exemplo, alteram o comportamento e a evolução da Economia.

ECONOMIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com