TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE ÉTICA E MORAL

Tese: O CONCEITO DE ÉTICA E MORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 10

CONCEITO DE ÉTICA E MORAL

Resumo

Esta unidade descreverá alguns conceitos de Ética e Moral.

Vamos começar?

O objetivo da presente web aula é apresentar, de forma dinâmica, os conceitos de ética, moral e as relações com a formação do ser humano, no contexto de uma consciência ética, tanto no nível individual como no nível coletivo. Inicialmente, serão apresentados conceitos genéricos a respeito de ética e moral, com o objetivo de dar uma visão mais ampla a respeito do tema a ser tratado. Na sequência, serão abordados temas relativos à formação da consciência ética, bem como exploradas, de forma inicial, as relações entre a ética, a moral e as atividades empresariais. Nos dias atuais, o tema ética está constantemente em discussão, seja na mídia, seja nas conversas informais. Dessa forma, convidamos vocês para uma reflexão a respeito da importância de um comportamento ético, seja nas relações pessoais, seja nos negócios.

Introdução à ética

Diferentemente dos conteúdos ministrados nas disciplinas com características mais técnicas, nessa disciplina nós não teremos planilhas, cálculos e lançamentos contábeis.

O principal objetivo dessa unidade é proporcionar aos alunos, ou seja, a vocês, conhecimentos a respeito de como a ética e a moral estão inseridas no dia a dia das organizações, bem como a posição do contador, quando da realização de determinados atos que podem resultar em fatos que abordem questões de natureza ética.

Nessa unidade de estudo, serão desenvolvidos conteúdos de natureza teórica, sendo que, sempre que possível, serão utilizados exemplos e/ou estudos de caso para ilustrar determinada situação.

Ao final desta unidade, vocês deverão estar aptos a diferenciar ética de moral, bem como a entender os conceitos de que tanto a ética como a moral são relativos, dependendo da época e do local que está sendo analisado.

Os temas dessa unidade serão objeto da avaliação virtual e presencial, bem como os temas apresentados servirão de base para a discussão de casos apresentados nos fóruns.

Outro ponto que será abordado será a Legislação profissional específica a que os contadores estão sujeitos, especialmente no que diz respeito ao Código de Ética do Contabilista. Estes últimos assuntos serão objeto de nossa segunda web aula.

A ética e a moral

A ética e a moral, normalmente, são vistas como termos sinônimos. Entretanto, há diferenças substanciais entre um e outro.

Historicamente, quando procuramos identificar as origens da ética, verificamos que a ética possui seu início ligado a questões de natureza religiosa.

Os primeiros registros históricos a respeito de uma estrutura lógica da ética foram aqueles elaborados pelos filósofos na Grécia Antiga. Sócrates, inicialmente, estabeleceu que o ser humano, considerando-se o cidadão, deveria ter, primeiramente, obrigações para si mesmo e logo em seguida para com o Estado (na época, cidades-estado).

Aristóteles, posteriormente, organizou estudos sistemáticos a respeito da ética, denominados "Ética" e "Ética a Nicômaco". Nessas obras, foram resumidos os principais conceitos que, posteriormente, proporcionaram o desenvolvimento da ética e da moral nas sociedades modernas. Temas como a virtude direcionada a uma ação, ou seja, a proporcionar o bem ao indivíduo e à sociedade em geral, assim como a adoção da prudência e dos bons hábitos nas ações cotidianas.

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=escultura+de+platao+museu+do+louvre&espv=2&biw=1280&bih=685&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=jKNRVP_PPMKrgwT8_4PIDw&ved=0CAYQ_AUoAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=CmL-cobDCAB70M%253A%3B97cGk7u3gb_KLM%3Bhttp%253A%252F%252Fcienciahoje.uol.com.br%252Fbanco-de-imagens%252Flg%252Fweb%252Fimages%252Fch-on-line%252Fcolunas%252Fderiva%252F54755c.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcienciahoje.uol.com.br%252Fview-materia-by-id%252F54755%3B225%3B300

A ética também está presente em alguns textos de natureza religiosa. O Código de Hamurabi representa a existência de uma estrutura de regras e punições, em caso de descumprimento. Em conjunto com a Torah, de acordo com pesquisas arqueológicas, representam os primeiros códigos morais e de ética que se tem notícia.

Para aprofundar seus conhecimentos

Consulte o link a seguir, que apresenta, de forma didática, o Código de Hamurabi e uma comparação entre o Código de Hamurabi e a Torah:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Hamurabi

A partir da era cristã, com a ascensão do cristianismo ocidental, ocorreram adaptações à doutrina católica dos preceitos de ética e moral de Aristóteles, Sócrates e Platão. Dentre os diversos autores que versaram sobre o assunto, merecem destaque Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.

Dessa forma, podemos observar que a ética e moral atuais foram "construídas" pelo processo histórico, sendo que na atualidade podemos constatar a constante evolução dos preceitos éticos e morais.

2

DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL

Resumo

Esta unidade descreverá de forma simples a diferença entre ética e moral e a ética nos negócios.

Diferença entre ética e moral

Qual a diferença entre moral e ética?

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=ATIVOS&espv=2&biw=1280&bih=685&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=s3Y8VJrLCseTgwTMpIKIDg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=MENSURA%C3%87%C3%83O+DE+ATIVOS&facrc=_&imgdii=_&imgrc=qK-6gUoQpCv9FM%253A%3BPNk5a3YaZRsXsM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.balaminut.com%252Fimages%252Fboletim%252Fbe_edicoes%252Fmaio2013%252Fmat2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fnews.jew.com.br%252Fnewsletter%252FBOLETIM_EMPRESARIO%252FBoletim_Maio2013.html%3B403%3B255

Em primeiro lugar, observa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com