TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica CONCEITO MORAL

Tese: Etica CONCEITO MORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 10

ÉTICA

CONCEITO DE MORAL

MORAL vem de MOR ou MORES, do latim, e quer dizer COSTUMES, portanto, MORAL pode então ser entendida como o conjunto das práticas cristalizadas pelos costumes e convenções histórico-sociais.

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

Por isso, a moral muda, evolui ou involui, modifica-se simplesmente. É o velho se contrapondo ao novo é o que podemos esperar como conflito saudável para o avanço da moral.

Diante dos dilemas da vida, temos a tendência de conduzir nossas ações de forma quase que instintiva, automática, fazendo uso de alguma "fórmula" ou "receita" presente em nosso meio social, de normas que julgamos mais adequadas de serem cumpridas, por terem sido aceitas intimamente e reconhecidas como válidas e obrigatórias. Fazemos uso de normas, praticamos determinados atos e, muitas vezes, nos servimos de determinados argumentos para tomar decisões, justificar nossas ações e nos sentirmos dentro da normalidade.

As normas de que estamos falando têm relação como o que chamamos de valores morais. São os meios pelos quais os valores morais de um grupo social são manifestos e acabam adquirindo um caráter normativo e obrigatório. No sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito. Note que a expressão "bons costumes" é usada como sendo sinônimo de moral ou moralidade.

Cada sociedade tem sido caracterizada por seus conjuntos de normas, valores e regras. São as prescrições e proibições do tipo "não matarás", "não roubarás", de cumprimento obrigatório. Muitas vezes essas práticas são até mesmo incompatíveis com os avanços e conhecimentos das ciências naturais e sociais.

CONCEITO DE ÉTICA

ÉTICA vem da palavra grega MODO DE SER, CARÁTER.

Ser Ético é fazer algo que te beneficie e, no mínimo, não prejudique o "outro".

O comportamento ético é aquele que é considerado bom, porém o que é bom para um pode não ser bom para outro. ex: leão e a hiena.

A ética seria então uma espécie de teoria sobre a prática moral, uma reflexão teórica que analisa e critica os fundamentos e os princípios que regem um determinado sistema moral.

"Em geral, a ciência da conduta."

A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. A reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.

KANT- "Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal."

Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

Ao comportamento prático-moral, que já se encontra nas formas mais primitivas de comunidade, sucede posteriormente a reflexão sobre ele. Os homens não só agem moralmente (isto é enfrentam determinados problemas nas suas relações mútuas, tomam decisões e realizam certos atos para resolvê-los e, ao mesmo tempo, julgam ou avaliam de uma ou de outra maneira estas decisões e estes atos), mas também refletem sobre esse comportamento prático e o tomam como objeto da sua reflexão e de seu pensamento. Dá-se assim a passagem do plano da prática moral para o da teoria moral; ou, em outras palavras, da moral efetiva, vivida, para a moral reflexa. Quando se verifica esta passagem, que coincide com os inícios do pensamento filosófico, já estamos propriamente na esfera dos problemas teóricos-morais ou éticos.

ÉTICA X MORAL

ÉTICA - MORAL

Permanente --> Temporal

Universal --> Cultural

Regra --> Conduta de regra

Teoria --> Prática

Princípios --> Aspectos de conduta específicos

Entende-se que a ética é permanente, já que seu enfoque para explicar o mundo é a razão (constrói a teoria explicativa e vai ao mundo para ver sua adequação). Cada ser humano tem uma bússola, um semáforo (a consciência, a razão) inato que indica racionalmente o que é bom e o que é mau, o que tem valor.

A norma ética é atemporal, absoluta, não varia conforme a cultura ou o tempo.

Sua fonte pode ser a natureza, a vontade de Deus ou a racionalidade dos seres humanos(FUNDAMENTOS DAS TEORIAS).

Entende-se que certos princípios são universalmente válidos em todo o Cosmos. Determinados princípios gerais que sejam válidos para os povos em todos os tempos com base na razão humana.

O fundamento da ética universal está em que todos os homens de qualquer raça ou credo possuem a virtude interna no ser, e de igual modo, todos são capazes de pensar, entender e amar.

É claro que esta ética deve respeito às culturas múltiplas para, a partir destas, explicitar e fomentar princípios universais para a conquista do bem comum.

Já a moral como já anteriormente mencionado varia de povo para povo e ao longo do tempo.

Para que você entenda melhor, a afirmação de que todos os seres humanos são iguais perante Deus é uma afirmação ética, um princípio universal, e a lei que proíbe o divórcio é uma aplicação moral.

PRINCÍPIOS DA ÉTICA

RESPONSABILIDADE- Atitude responsável é o que pavimenta o caminho para a confiança e para a lealdade. Ineficiência é compreensível. Irresponsabilidade não. A primeira pertence ao grupo dos comportamentos educáveis. A segunda pertence ao caráter.

Ser Responsável é responder pelos seus próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com