TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hidráulico e Pneumático

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.667 Palavras (19 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 19

ETAPA 1

Passo 1

Assistir aos vídeos e acessar os sites indicados a seguir, referentes a “Processos de

Soldagem e Junção de Materiais”. Vamos lembrar que “Junção” é a ligação permanente ou uma colocação em contato de duas ou mais peças com uma determinada forma geométrica, ou até mesmo de peças com material sem forma definida.

Passo 2

Estabelecer, para as peças indicadas no Quadro 1, referente aos componentes do “Painel Elétrico - Forno PF-1300”, e apresentadas nesta etapa da ATPS, as seguintes questões:

1 Identificar, entre os componentes descritos no Quadro 1, quais componentes devem ser processados por meio dos “Processos de Soldagem e Junção de Materiais”.

R: Cantoneiras de aço laminado de 2” e as chapas de aço de 2mm de espessura

2 Fazer um brainstorming entre a equipe de trabalho, utilizando-se do aprendizado obtido durante o estudo sobre os “Processos de Soldagem e Junção de Materiais” no Passo 1 desta etapa da ATPS. Neste brainstorming, a equipe deve discutir e definir quais processos são mais adequados e devem ser considerados para confecção dos componentes do painel elétrico definidos no primeiro item deste passo, no que tange aos processos de solda e junção de materiais. A equipe deve também, após a definição dos processos de soldagem e junção de materiais adequados, definir as principais características e especificações a serem consideradas para estes processos. Registrar todas as informações colhidas no brainstorming.

R: As chapas do painel serão unidas por rebites e parafusos. Sendo feito os furos com brocas e as roscas feitas com o macho (M4). As cantoneiras serão soldadas com solda MIG

Passo 3

Elaborar o planejamento para utilização dos processos de soldagem e junção de materiais para confeccionar o “Painel Elétrico - Forno PF-1300”, observando os seguintes itens:

1 Quais processos de soldagem e junção de materiais foram definidos durante o brainstorming para realização da confecção do componente do “Painel Elétrico – Forno PF-1300”.

R: Decidimos fazer o processo de junção com rebites e parafusos, pois o processo é mais simples rápido e eficaz para essa aplicação e as cantoneiras serão soldadas para ter maior estabilidade da estrutura do painel.

2 Para os processos de soldagem e junção de materiais definidos, quais as principais características que devem ser consideradas para o sucesso do processo.

R: Os furos devem ser feitos com precisão no local indicado e na quantidade indicada para uma boa fixação das placas, as rocas serão feitas com macho “M4” pois é um parafuso com um bom tamanho para essa aplicação. O tipo de solda utilizado para as cantoneiras será “MIG”

3 Os processos de junção são classificados de acordo com o tipo de união. Sabendo disto, indicar:

3.1 Quais são estas classificações por tipo de união?

R: Soldagem, fixação mecânica "parafusagem" e colagem

3.2 De acordo com a classificação por tipo de união, quais os tipos escolhidos para o novo Painel Elétrico?

R: Soldagem  e Fixação mecânica por meio de parafusos e rebites

3.3 Por que este tipo de junção foi escolhido em relação aos demais tipos de união existentes? 

R: Por ser uma ligação confiável com boa qualidade e mais ágil se ser feita.

4 Para as junções realizadas por processos de soldagem, citar os fatores que influenciam o processo e que devem ser observados.

R: A qualidade da solda é muito alta. O uso da Solda Mig Tig é indicado para peças pequenas e chapas finas por serem objetos que necessitam de uma soldagem muito mais precisa.

5 Quais tipos e características devem ser considerados para junção por conformação no processo de produção do “Painel Elétrico”?

R: Compreende-se o flexionamento, cravamento e compressão para união de chapas nas suas extremidades. O processo de junção de chapas por dobramento é usado preferencialmente na junção de chapas metálicas. Por este processo se fixa uma peça a uma segunda após o dobramento. Para tanto as peças a serem unidas devem apresentar uma boa qualidade de acabamento de suas arestas

6 Quais tipos e características devem ser considerados para junção por rebitagem no processo de produção do “Painel Elétrico”?

R: Sua instalação é feita num orifício pré-perfurado, através do achatamento (deformação por golpes) da ponta, quando a espiga preenche o orifício, prendendo o rebite, expandindo-se até 1,5 vezes o seu diâmetro original e prendendo-o de forma definitiva.

7 Definir, de forma aproximada, todos os materiais que deverão ser adquiridos para

realização dos processos de “Soldagem e Junção de Materiais”, formulando uma lista composta por: material, especificação e quantidade.

R: Parafusos, rebites, parafusadeira, arame de solda, cantoneira de aço laminado de 2”, chapas de aço de 2mm.

8 Definir passo a passo como realizar o processo de “Soldagem e Junção de Materiais” no “Painel Elétrico - Forno PF-1300”.

R: A chapa será dobrada pelo processo de conformação, em seguida as cantoneiras serão soldadas para garantir a estabilidade da estrutura do painel, depois serão feitos os furos e roscas para os parafusos e rebites, na sequencia a colocação dos rebites e parafusos

Passo 4

Elaborar um relatório parcial justificando todos os processos, especificações e aspectos mais importantes a serem considerados para cada “Processo de Soldagem e Junção de Materiais”, que serão utilizados para confeccionar os componentes do “Painel Elétrico -Forno PF-1300” e que foram definidos por meio das atividades dos Passos 1 a 3 desta Etapa, seguindo a padronização indicada nesta ATPS, para entrega do mesmo.

Foi feito um brainstorming entre a equipe do grupo e decidimos a produção do painel da forma mais simples e com a melhor qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com