TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Presidencialismo

Resenha: O Presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

O Presidencialismo é um governo no qual os poderes, funções e deveres de chefe de governo e estado se reúnem numa só pessoa no qual o executivo, judiciário e legislativo são poderes independentes entre que funcionam em harmonia. Eleito pelo voto direto ou por colégio eleitoral, para mandato com período determinado em lei constitucional, o presidente não se subordina ao Parlamento nem pode interferir em seus interesses. Entre suas atribuições estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interna e externamente, comandar as forças armadas, firmar tratados, encaminhar projetos de lei ao Congresso, responder pela administração e pelas decisões nos setores executivos e escolher os ministros de estado.

O sistema presidencialista foi criado Para limitar o poder do governo e garantir a liberdade dos cidadãos, os constituintes rejeitaram o modelo parlamentar britânico e estabeleceram a separação total do legislativo, executivo e judiciário, com um sistema de pesos e contrapesos no qual cada poder fiscaliza e contrabalança os demais, sem predomínio de nenhum

deles. O presidente não precisa ter maioria no Congresso, mas em todas as questões de política geral que envolve a legislação ou gastos de verbas deve ser negociado com os parlamentares para fazer a aprovação de seus projetos. Por isso vivemos em um país de extrema individualidade, onde as pessoas pensam somente em si próprias, onde a pobreza, escassez e fome são visíveis.

Temos um ensino extremamente desigual entre as escolas privadas e as escolas públicas, muitas das vezes, dificultando o acesso das pessoas mais pobres as universidades publicas, devido ao grau de acesso ao ensino.

Em relação à mortalidade infantil, também acredito haver dificuldade, pelas pesquisas realizadas. Crianças provenientes de família de baixo poder aquisitivo, têm maiores chances de mortalidade infantil, por falta de estrutura financeira, familiar e qualidade de vida. Melhorar a saúde materna hoje já é um objetivo quase que concluído, pois quem acompanha os programas voltados para gestante, sabe que o mesmo só não funciona realmente porque as pessoas não seguem o acompanhamento à risca,

infelizmente não percebe a sua importância. Em relação ao meio ambiente, literalmente não estamos fazendo a nossa parte, infelizmente as pessoas não foram educadas para o controle de descarte correto de lixo, uso inadequado da água, desmatamento, processo esse que levara mais de 3 anos para ser solucionado, porque no momento quem são nossa esperança são as crianças. Quando falamos em parcerias, logo me vem a cabeça a troca de favores entre os países, em quanto os mesmos pensarem com individualismo e interesse as forças não serão unidas, fazendo assim com que a condição dos países subdesenvolvidos sofram as consequências mais drásticas da pobreza, doenças e catástrofe relacionado à natureza. O Brasil é um pais no qual eu acredito ter grande possibilidade de se melhorar e alcançar um nível melhor em relação à desigualdade, acredito que umas das grandes dificuldades é o Brasil atingir todas estas metas, pois, vivemos em um país onde a Renda é muito mal distribuída, onde existem pessoas extremamente ricas, existem pessoas extremamente pobres, e nem todos tem a mesma consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com