TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Experimental

Por:   •  12/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

1º) O educador/professor é o principal responsável por estabelecer as técnicas de ensino; tendo em vista que ao longo da sua formação, se torna capacitado a lidar com diversas abordagens pedagógicas (específicas) sobre cada metodologia de ensino.

2º) Não existe uma técnica de ensino infalível. Dentre as diversas metodologias, cada uma apresenta uma forma diferente de orientar e elucidar um dado conteúdo. “A aplicabilidade de cada uma se dá conforme a necessidade de cada turma”.

3º)

4º) O plano de ensino é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

5º) Nessa situação é dever do professor evidenciar os tópicos que divergem e/ou ausentam do plano ensino junto a coordenação pedagógica (para fins de revisão e seleção de livros compatíveis), ao passo que o educador possa propiciar fontes alternativas de conhecimento (textos, vídeos, livros) para complementar as lacunas deixadas pelo livro didático.

6º) Clareza, simplicidade, validade, operacionalidade, observável.

7º) Empregando as palavras de Lord Kelvin: “Se você não pode medir algo, você não pode melhora-lo.” Sendo assim é imprescindível que o educador estabeleça formas de ponderar o desempenho dos alunos quanto ao conhecimento estabelecido no plano de aula. Caso haja uma harmonização, progresso ou captação dos principais fundamentos é notório que os objetivos foram alcançados.

8º) Provas objetiva e/ou descritiva, relatórios experimentais, listas de exercícios, debates, seminários, projetos integradores, etc.

9º) Maturidade dos alunos, motivação, tempo disponível do aluno em relação à quantidade de objetivos, recursos disponíveis, situações de ensino.

10º) Objetivos gerais, objetivos específicos e objetivos operacionais.

11º) Objetivo cognitivo, objetivo afetivo, objetivo psicomotor.

12º) O conteúdo programático é meio para o alcance dos objetivos e informações propostas na matéria ou curso. Dessa forma é imprescindível que haja uma descrição/apresentação objetiva dos conteúdos relacionados de forma geral.

Os critérios para a seleção das informações são:

Lógicos – relacionados à própria estrutura da matéria de ensino;

Psicológicos – relacionados ao nível de desenvolvimento do aluno;

Sociológicos – relacionados à realidade social na qual está inserido o aluno;

Curriculares – relacionados ao currículo no qual está inserida a disciplina.

13º) Ensino individual é uma abordagem ampla que inclui substituir aulas expositivas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando a aprendizagem em ritmo pessoal. São alguns exemplos de técnicas de ensino individual: estudo dirigido, ensino programado, o ensino através de projetos, o ensino contratual, unidades de trabalho, pesquisas, estudos através de fichas, módulos, estudo de problemas, exercícios individuais, etc.

14º) Um dos principais objetivos do método de ensino socializado é o trabalho em grupo, visando à interação social e mental que advém dessa forma de abordagem pedagógica. São exemplos de algumas técnicas de ensino socializado: discussões em grupo, painéis, simpósios, seminários, dramatizações, mesas-redondas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (25.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com