TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Território Brasileiro e o Agronegócio

Por:   •  14/1/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

O território brasileiro e o Agronegócio – Parte 1

CREUZ, Villy. O território brasileiro e o Agronegócio – Parte 1. São Paulo: editora SESI-SP, agosto de 2021.

Trechos importantes retirados do texto

“As ocupações de atividades agrárias (agricultura e pecuária) estão em grande parcela do território nacional, com a incidência deste fenômeno socioeconômico na maioria dos municípios brasileiros, tal como nos aponta o mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016” (p.01).

“O agronegócio, enquanto fenômeno, compõe um conjunto de movimentos sendo realizados no território brasileiro por diferentes atores sociais: tratam-se de fluxos financeiros, demandas por alimentos e insumos, fluxos de população, transferência de tecnologias e a instalação de fixos geográficos nos lugares” (p.01).

“Trata-se além do segmento primário, agricultura e pecuária, do segmento de insumos: combustíveis, fertilizantes, defensivos, alimentos para animais, sal mineral, medicamentos veterinários, máquinas e equipamentos agrícolas, incluindo a repartição na divisão social e territorial do trabalho de demandas à indústria química, ligados à fabricação, comercialização e distribuição dos chamados defensivos agrícolas” (p.02).

“Dentro desse circuito espacial produtivo inclui-se também as atividades de transformação - o chamado segmento industrial – que são compostas por indústrias alimentícias, de papel e celulose, de madeira, de etanol, de ração animal, de bens de consumo agrícolas, de insumos agrícolas. café, produtos amiláceos, açúcar, etanol, fabricação de papéis, suco de laranja, bebidas, têxtil, vestuário, produtos de madeira, móveis de madeira e celulose” (p.02).

“Centros de Pesquisa que devolvem técnicas de manejo, tecnologias digitais de monitoração de uso do solo, pedologia, e novos mercados, criadoras de serviços especializados, em atividades denominadas agrotechs, associadas à agricultura científica” (p.02).

“A exportação de commodities são responsáveis pelos impactos na receita da União. Isso garante maior ou menor liquidez nas contas do Tesouro nacional, garantindo o investimento em obras de infraestrutura, oferta de crédito produtivo, subsídios e repasses para os demais entes federativos” (p.04).

Palavras importantes e suas definições

Agronegócio: é o processo que está totalmente relacionado à agrícola, que consiste da grande produção de produtos agrícolas e na sua própria comercialização, levando a mesma até ao mercado.

Agroindustrial: é o processo responsável por realizar uma transformação de produtos agrícolas ou mesmo pecuários, assim os comercializando. Exemplo: transformar uma batata em uma batata-frita congelada. Como o próprio nome diz, é um processo realizado nas indústrias.  

Commodities: é uma palavra de origem inglesa, que foi adotada para demonstrar o processo de comercialização de produtos com a origem primária, que fortalece o mercado mundial e enriquece o ponto de vista comercial.

Mitigação: é um grande processo, que tem como principal objetivo identificar algum problema relacionado ao meio ambiente e solucioná-lo de uma maneira que previna mais riscos ambientais. É normalmente uma técnica utilizada por diversas empresas.

Entrevistas:

Entrevista 1: De acordo com o coordenador de manutenção de 32 anos, Welington da Silva Pacheco, “O agronegócio movimenta o mundo, pois, ele gera grandes produtos como, o leite, o milho, o trigo, o arroz, a soja, a cana-de-açúcar, entre diversos outros, que são responsáveis pela a exportação, gerando o luro através da comercialização”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com