TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de gestão financeira

Tese: O conceito de gestão financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de Gestão Financeira

A gestãofinanceira é uma das áreas funcionais de maior importância encontrada em qualquer organização. Tem a finalidade de assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dentro de um patamar organizacional, aoqual cabem as análises, decisões e controles de atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da empresa.

Visa tornar a estrutura financeira organizada e equilibrada, demodo a não correr riscos de que a empresa sofra sérios problemas financeiros. Isso por meio de uma estratégia financeira, que tem a função de obter e assegurar que a soma dos resultados seja o maiselevado possível, visto que a empresa necessita que se compre, produza e venda, para se manter em atividade.

Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização econtrole de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro a rentabilidade.

Portanto, a maior importância da gestão financeira emqualquer organização é certificar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de formaética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.

Bibliografia

Ferreira, Nuno – Visão geral sobre gestão financeira.

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA PARA A GESTÃO FINANCEIRA DO SEU NEGÓCIO

9 jul 2014

A falta de controle financeiro, a carência de recursos financeiros para pagar contas e fornecedores, e a falha na previsão de prazos médios de recebimentos e pagamentos são situações comuns na rotina das empresas. Com a crescentecompetitividade no mercado, maior é a exigência por uma gestão financeirade qualidade e o uso de ferramentas que norteiem o negócio, como é o caso doFluxo de Caixa.

Sua montagem é simples e exige um acompanhamento diário para registrar as movimentações. Primeiramente, é necessário levantar o saldo inicial, isto é, o valor que existe em caixa composto por dinheiro, cheques e saldos bancários no início do período.

Depois, anotam-se as entradas e saídas de caixa, tais como vendas à vista,recebimentos, pagamentos de fornecedores, salários, aluguéis, impostos, entre outros. Esses procedimentos são fáceis, mas exigem um certo conhecimento em contabilidade e finanças, além de muita organização.

Logo, é importante definir categorias e centros de custos para que as transações registradas no Fluxo de Caixa se concentrem em uma quantidade restrita de categorias e conforme o número de departamentos da empresa, facilitando a análise do Fluxo de Caixa e o destino do capital financeiro.

Já existem diversos programas que fazem o Fluxo de Caixa e auxiliam na construção de outros demonstrativos financeiros, porém, uma planilha(disponibilizamos esta planilha ao final do texto) já é suficiente para registrar as movimentações financeiras.

Desta forma, para o êxito do Fluxo de Caixa, é importante criar uma cultura deplanejamento e de sistematização na empresa, existindo um elo entre o administrador financeiro e os demais departamentos da empresa, além de ter o hábito de verificar, analisar e registrar todo movimento financeiro.

Após a elaboração do Fluxo de Caixa é possível fazer várias análises como, avaliar o melhor momento para comprar ativos, repor os estoques, ou fazer investimentos, para que os desembolsos ocorram simultaneamente à geração de caixa, e a empresa não se afunde em grandes dívidas.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com