TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lugar da logística na firma

Pesquisas Acadêmicas: O lugar da logística na firma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

A logística militar inclui atividades como aquisição, estoque, definição de especificações, transporte e administração de estoques, a maior parte das quais está incluída na definição de logística. A experiência militar nessas áreas é substancial. Estima-se que somente a área militar detém um terço de todo o inventário mantido nos Estadoso Unidos – uma fonte de experiência inestimável. Além disso , os militares apóiam pesquisas em logísticas via organizações como a RAND Corporation e o Escritório de pesquisas Pesquisas Navais. Mesmo o termo logística provém dos militares.

Durante a última parte destes anos de desenvolvimento, filosofias administrativas cristalizaram; universidades começaram a oferecer cursos na área; livros-texto foram preparados; empresas começaram a pôr fim na prática as novas idéias e a associação de empresários, educadores e consultores conhecida como Conselho Nacional de Administração da Distribuição Física foi formada.

1970 e além: os anos de crescimento

A logística empresarial, como amplo da administração de empresas, entrou na década de 70 em estado descrito como da semimaturidade. Os princípios básicos estavam estabelecidos e algumas firmas estavam começando a colher os benefícios do seu uso. Retrospectivamente, a aceitação do campo transcorria vagarosamente, pois as empresas pareciam estar mais preocupadas com a geração de lucros do que com o controle de custos. Expansão de mercado muitas vezes mascara ineficiências tanto na produção como na distribuição. Entretanto, forças de mudança se acumulavam pouco antes desta década. A competição mundial nos bens manufaturados começou a crescer, ao mesmo tempo que falta de matérias-primas de boa qualidade passou a correr. Os Estados Unidos também passaram a gastar pesadamente na guerra do Vietnã.

Eventos fundamentais para mudança foram o embargo pretolífero e a súbita elevação do preço do petróleo realizado pelos países do OPEP em 1973. Á medida que os preços do pétroleo quadruplicaram nos sete anos seguintes e o crescimento de mercado começou a dimimuir, a inflação começou a aumentar ao mesmo tempo que a produtividade crescia mais devagar. O termo geralmente empregado para descrever estar época foi estagflação. A filosofia econômica dominante passou de estímulo da demanda para melhor administração dos suprimentos. Controle de custos, produtividade e controle de qualidade que passaram a sr áreas de interesse, á medida que as empresas tentavam enfrentar o fluxo de mercadorias importadas. As funções logísticas foram mais afetadas do que outras áreas das empresas. Os preços do petróleo afetaram diretamente os custo do transporte, ao mesmo tempo que a inflação e forças competitivas impulsionaram os custos de capital para cima e, portanto, os custos de manutenção de estoques. Com custos de combustíveis crescendo de 2 a 4% acima do custo de vida e juros preferencias variando entre 10 e 20%, os assuntos logísticos tornaram-se relevantes para a alta administração. Os princípios e conceitos formulados durante anos de desenvolvimento passaram a ser utilizados com grande sucesso.

O alto grau de interesse acabou levando á logística integrada. Apesar de a distribuição física ter sido o tema dominante nas décadas de 50 e 60, um tema similar estava sendo desenvolvido em torno de compras. Esta começava a ser entendida dentro do contexto mais amplo da administração de materiais. Hoje, a logística é entendida como a integração tanto da administração de materiais como da distribuição física. Entretanto, esta integração leva as ligações muito mais estreitas com a função de produção/operação em muitas firmas, de modo que se pode esperar no futuro que produção e logística se aproximarão muito mais em conceito e prática.

O LUGAR DA LOGÍSTICA NA FIRMA

Empresas vêm executando funções logísticas há muitos anos. Uma visão moderna é rearranjar as atividades existentes na firma de modo que o bom gerenciamento seja facilitado. Isto significa que algumas atividades consideradas como responsabilidade única de produção ou do marketing devem ser reagrupadas. Como a logística se relaciona com a produção ou do marketing devem ser reagrupadas. Como a logística se relaciona com a produção e o marketing?

A figura 1.6 enfatiza que a responsabilidade primária do marketing é gerar lucros para a firma. Isto é feito através de vários meios promocionais (propaganda, incentivos de preço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com