TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Log

Dissertações: Tcc Log. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 6

2. “Lixo a gente põe nos sacos de lixo, vêm os lixeiros, põem os sacos de lixo nos caminhões, e o lixo desaparece da nossa vista. Desaparece da nossa vista mas não desaparece de verdade porque nada no mundo desaparece. O lixo vai para outro lugar, longe dos olhos. E a montanha vai crescendo, crescendo, crescendo sem parar – até quando as montanhas de lixo poderão crescer?” (Rubem Alves: O Lixo in http:www.rubenalves.com.br/olixo.htm)

O texto acima faz referência a um dos maiores problemas das grandes cidades hoje em dia. Algumas administrações públicas municipais têm procurado reduzir o acúmulo de lixo, desenvolvendo, com a participação da comunidade, projetos de:

a) eliminação de gases tóxicos.

b) incineração em fornos domésticos.

c) separação de materiais recicláveis.

d) compactação de produtos orgânicos.

e) pavimentação asfáltica.

3. Leia o trecho:

O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana animal e vegetal). GOHN, 2003.

É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:

a) cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.

b) defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.

c) é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.

d) recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.

e) utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.

4. “A verdade é que o mundo mudou. E é neste novo mundo que o desempregado precisa descobrir caminhos em meio aos novos fatores econômicos, tecnológicos e políticos. Hoje em dia se exige um operário [...] polivalente, existe um modelo novo a seguir. As novas relações de trabalho pressupõem não mais apenas patrão e empregado, mas contratantes e fornecedores de serviços.” (in: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Mutações do trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 1999)

O texto acima trata das transformações no mundo do trabalho ocorridas nas últimas décadas. Entre essas transformações, pode-se citar:

a) a diminuição da contratação de firmas terceirizadas.

b) a exigência de maior qualificação dos trabalhadores.

c) a contratação de trabalhadores com menos escolaridade.

d) o aumento da especialização das funções dentro das empresas.

e) requalificação da mão de obra.

5. Considere o seguinte parágrafo, que inicia o conto “A noite em que prenderam Papai Noel”, de José Eduardo Agualusa:

“O velho Pascoal tinha uma barba comprida, branca, esplendorosa, que lhe caía em tumulto pelo peito. Estilo? Não: era apenas miséria. Mas foi por causa daquela barba que ele conseguiu trabalho. Por isso e por ter nascido albino, pele de osga e piscos olhinhos cor-de-rosa, sempre escondidos por detrás de uns enormes óculos escuros. Naquela época já nem pensava mais em procurar emprego, certo de que morreria em breve numa rua qualquer da cidade, mais de tristeza que de fome, pois para se alimentar bastava-lhe a sopa que todas as noites lhe dava o General, e uma ou outra côdea de pão descoberta nos contentores. À noite dormia na cervejaria, na mesa de bilhar, enrolado num cobertor, outro favor do General, e sonhava com a piscina.”

A organização do parágrafo contém informações suficientes para se dizer que:

a) predominam os elementos dissertativos sobre os narrativos.

b) ocorrem unicamente passagens narrativas em terceira pessoa.

c) estão combinados elementos tipicamente narrativos e descritivos.

d) há alternância entre as passagens narrativas e as dissertativas.

e) existe uma descrição inicial e um trecho dissertativo posterior.

6. Assinale a alternativa CORRETA, segundo o novo acordo ortográfico:

“O pronunciamento do parlamentar na _____________da peça de teatro teve repercussão na impressa, de modo que o outro Deputado o desembarcar do seu _____________ rumo à cidade de _____________, no estado do _____________ também falou sobre o assunto: Os que ________________ jornais saberão do que estou falando”

a) Estréia – vôo – Parnaíba – Piauí – lêem

b) Estreia – vôo – Parnaiba – Piaui – lêem

c) Estreia – voo – Parnaíba – Piaui – leem

d) Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – leem

e) Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – lêem

7. O sertão vai a Veneza

Festival de Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra ‘sertão’ para ter um novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”, completa Marcelo. CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009.

A partir da leitura desse trecho, é INCORRETO afirmar que:

a) a feira de equipamentos eletrônicos, símbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, é representativa do contrário do que se pensa sobre o sertão nordestino.

b) as expressões isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, são consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja.

c) o termo “sertão” tem conotação pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso.

d) os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificação da imagem do sertão nordestino, congelada no imaginário de parte dos brasileiros.

e) revela o estranhamento que é comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o sertão como uma região homogênea.

8. Considere o seguinte parágrafo, que inicia o conto “A noite em que prenderam Papai Noel”, de José Eduardo Agualusa:

“O velho Pascoal tinha uma barba comprida, branca, esplendorosa, que lhe caía em tumulto pelo peito. Estilo? Não: era apenas miséria. Mas foi por causa daquela barba que ele conseguiu trabalho. Por isso e por ter nascido albino, pele de osga e piscos olhinhos cor-de-rosa, sempre escondidos por detrás de uns enormes óculos escuros. Naquela época já nem pensava mais em procurar emprego, certo de que morreria em breve numa rua qualquer da cidade, mais de tristeza que de fome, pois para se alimentar bastava-lhe a sopa que todas as noites lhe dava o General, e uma ou outra côdea de pão descoberta nos contentores. À noite dormia na cervejaria, na mesa de bilhar, enrolado num cobertor, outro favor do General, e sonhava com a piscina.”

A primeira frase do texto fala da barba do velho Pascoal e diz que ela “lhe caía em tumulto pelo peito”. Para introduzir essa informação, o autor empregou o pronome relativo QUE.

Se o trecho fosse alterado com a intenção de se empregar, dentro das normas da língua padrão, um outro pronome relativo, o resultado poderia ser o seguinte:

a) Esta é a história de um velho chamado Pascoal, no qual a sua barba caía em tumulto pelo peito.

b) Vou falar de um velho chamado Pascoal, de quem a barba lhe caía em tumulto pelo peito.

c) Estou falando do velho chamado Pascoal, aquele da barba caindo em tumulto pelo peito.

d) Conheci um velho chamado Pascoal, cuja barba lhe caía em tumulto pelo peito.

e) Ouvi contar que um velho chamado Pascoal tinha uma barba em que tumultuava pelo peito.

9. Leia o texto para responder a questão:

O texto acima trata das transformações no mundo do trabalho ocorridas nas últimas décadas. Entre essas transformações, pode-se citar:

...

Baixar como  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »