TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O plano de preparação para a negociação de salários

Pesquisas Acadêmicas: O plano de preparação para a negociação de salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

A negociação está presente nas nossas vidas, é necessário negociar incontáveis vezes sobre diversos assuntos negocia-se com prestadores de serviços, executivos, relacionamentos sociais, pai, mãe, filhos, familiares em geral. Nestes ambientes são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem em todos os momentos que as pessoas realizem negociações, sejam elas rápidas ou demoradas, complexas ou simples.

Várias são as necessidades, as expectativas, e os problemas que envolvem, podemos dizer que negociar aprende-se todo dia, pois temos que negociar para resolver diferenças que ocorrem entre todos os tipos de pessoas, onde negociar significa tomar as melhores decisões para maximizar os interesses entre as partes, para chegar a um entendimento mútuo.

No desenvolvimento dos estudos de técnicas de negociação, verificamos que existem varias visões sobre conceito de negociação, o grupo aprendeu a analisá-las com visões diversificadas.

Iremos falar também da importância do planejamento, as habilidades que julgamos importantes para negociar, como ética, respeito, e estratégia a ser adotada, passando sempre confiança, para com aqueles que iremos negociar.

Na negociação propriamente dita vamos mostrar diversos fatores para contribuir no sucesso no tramite da negociação e também os que podem arruinar com a conclusão satisfatória de uma negociação. Iremos abordar esses temas no desenvolvimento de nossos estudos.

2 ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Na busca por um salário melhor, para alguns é uma situação que se torna um momento de apreensão e medo não é fácil à preparação para pedir um aumento salarial, mas para que ela ocorra com sucesso e ambos saiam satisfeitos é preciso antes de tudo ter bom censo e calma, e o ideal é que a abordagem da negociação aconteça em um momento “adequado,” podendo ser em uma simples conversa com seu superior, ou durante as avaliações de desempenho, ou em uma reunião que seja para rever o perfil dos colaboradores da organização.

Para planejar essa negociação, é importante estudar o cenário a sua volta, tendo uma idéia das condições da empresa tanto financeira como estrutural, a política de negociações salariais, o perfil do negociador que está a sua frente e a posição dele, identificar critérios e objetivos, reunir argumentos e resultados alcançados, mostrando os benefícios que trouxemos para a empresa, nosso empenho e dedicação, debatermos sobre os pontos negativos, mostrando que existem soluções para corrigir estes pontos. Para isso uma qualificação melhor, com um curso de gestão seria necessário um incentivo financeiro, um aumento salarial.

Se mesmo depois, de ter apresentado nossa proposta com todas as situações citadas acima, mostrando os benefícios que traremos com o curso superior de gestão que estamos nos capacitando e assim mesmo a resposta for não.

Sua reação deve ser a de não desistir no primeiro entrave, manter a calma e o foco, e escutar atentamente quais os motivos pelo qual o seu superior negou esse pedido, e com muita Firmeza, calma e tranquilidade mostrando equilíbrio psicológico demonstrar seus argumentos, e que um aumento traria maiores responsabilidades. Levando informações quanto aos ganhos de um colaborador que atua na mesma área em uma empresa concorrente demonstrando o quanto ele ganha.

Sendo sincero, em relatar o quanto a questão salarial é importante, mas deixar bem claro que tem orgulho em trabalhar na organização, alegando que um aumento na autoestima do funcionário ajuda no crescimento de sua produção.

A negociação do salário tem que satisfazer uma série de necessidades, pois junto com o aumento podemos também quem sabe propor benefícios como ajuda de custo para os estudos que estamos nos capacitando, participação nos lucros da empresa demonstrando que esta é uma forma de manter o funcionário atento e bem ativo no ambiente de trabalho.

Se depois de apresentar todos os seus argumentos perceber que seu superior está indeciso ou refletindo sobre o assunto, antes que ele de uma resposta que possa ser negativa, proponha um período de teste para que você mostre suas habilidades, responsabilidades, e competência, condicionando o aumento a metas alcançadas, com o desenvolvimento de seu trabalho, e benefícios trazidos para a organização.

Desta forma você deixa bem claro que tem autoconfiança, talento, competência e habilidades para ter maiores responsabilidades e assim quem sabe em um futuro próximo alem de confirmar o aumento salarial, ganhar uma promoção.

3 ANEXOS:

3.1. Diferentes Definições de Negociação

Existem tantas definições diferentes de negociação, mas os autores que pesquisamos descrevem negociação, como um processo através do qual duas ou mais partes se afastam dos seus pontos de divergência inicial para chegar a um ponto que se consiga entrar em um acordo.

O autor José Carlos Martins F. de Mello (2010 p.25e 26) conceitua negociação, como um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos. É utilizada quando as partes interessadas desejam estabelecer regras de relacionamento mútuo ou quando desejam mudar as regras de um acordo já existente.

Negociar significa movimentar. Independentemente da estratégia a utilizar, a competitiva ou cooperativa, se você esta disposto a negociar isso significa, a principio que você está disposto a ceder o que muda em função da estratégia é a forma e os motivos que levam a essa movimentação.

O autor Cohen, H (1980, p.14): Defini negociação como o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.

Nesta definição muito importante que haja um conhecimento detalhado da transação a ser negociada, pois em toda negociação existe uma tensão, gerada por opiniões e interesses divergentes onde há a necessidade de influenciar o comportamento do oponente para se chegar a um acordo razoável utilizando-se do poder e da informação.

Segundo Scare e Martinelli (2001) Negociação é um conceito em continua formação, que esta amplamente relacionada à satisfação de ambos os lados.

Já Junqueira (2009): Escreve que negociação, é um processo de buscar a aceitar ideias propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com