TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de Plano de Manejo Florestal da Mata Ciliar do Rio dos Duendes, Penedo – RJ.

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal Fluminense

Instituto de Geociências

Departamento de Análise Geoambiental

Curso de bacharelado em Ciência Ambiental

Disciplina: Ecologia e Manejo Florestal

Professor: Cláudio Belmonte Bohrer

Criação de Plano de Manejo Florestal da Mata Ciliar do Rio dos Duendes, Penedo – RJ.

Camila Américo

Cristiano Fortuna

Damião Calixto

Monique Willeman

Raphael Chermont

¬

Niterói, 2014.

1. Introdução:

Mata Ciliar é o nome dado à vegetação que se desenvolve às margens dos rios, riachos, córregos, lagoas ou corpos d’água em geral, sendo de grande importância para a proteção dos recursos hídricos, pois atua como uma barreira natural, além de ser responsável por mecanismos fundamentais, dentre os quais estão a filtragem de poluentes de áreas a montante do corpo d’água, o controle do assoreamento dos cursos d’água, amortecimento de enchentes, redução dos impactos do escoamento superficial de fertilizantes agrícolas, entre outros.

A título de conceituação, degradação ambiental diz respeito as modificações feitas pela sociedade aos ecossistemas naturais, alterando características físicas, químicas e biológicas, comprometendo a qualidade de vida dos seres humanos.

Assim sendo, a falta dessa mata às margens dos cursos d’água, leva a descaracterização do mesmo podendo provocar, até mesmo, o alargamento do corpo d’água, visto que, sem proteção, as margens se “desfazem” com a correnteza e diminuem gradativamente a profundidade da água.

Estima-se que, atualmente, restam apenas cerca de 7% de florestas nativas do bioma Mata Atlântica no Brasil. Neste contexto, torna-se fundamental a preservação e a revitalização destes ecossistemas incluindo também os cursos de água que passam por esses remanescentes de floresta e, consequentemente, sua mata ciliar. Cabe salientar que mesmo reduzida e fragmentada, ela ainda apresenta uma impressionante riqueza de espécies da fauna e flora.

2. Objetivo:

As matas ciliares ocorrem em áreas restritas, na extensão dos cursos d’água, onde os solos são permanentemente úmidos e submetidos a inundações periódicas. Aspectos como a largura e a fisionomia, variam de acordo com os fatores hídricos dos solos, a sua natureza e as características do curso d’água que estão associadas, adicionando-se o grau de declividade das margens.

A composição das matas ciliares geralmente sofre influências das formações vegetais adjacentes, através de espécies que se adaptam com maior ou menor facilidade ao ambiente. A diversidade de espécies diminui de acordo com condições extremas como, por exemplo, se houver um excesso de água, resultando em que algumas espécies sejam de ocorrência exclusiva desses ecossistemas.

Tendo conhecimento disto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o reflorestamento de uma área de mata ciliar do Rio dos Duendes (fictício) em Penedo, Rio de Janeiro. Tendo como finalidade promover a melhoria da qualidade da água à jusante do rio, amortecer as enchentes, conscientizar a população e revitalizar o rio, reintegrando-o à vida e ao cotidiano dos habitantes do local.

Figura 1: Rio dos Duendes (Fictício)/ Fonte: Mata Atlântica: Uma rede pela floresta.

3. Caracterização da Área do Projeto:

Figura 2: Mirante do último Adeus, Itaitiaia – Rj. / Fonte: Turismo Vale do Café

Na região de floresta estudada, o índice pluviométrico é alto, tornando o ambiente muito úmido, favorecendo a existência de briófitas (musgos) e pteridófitas. Entretanto, para outras plantas, o excesso de umidade pode ser prejudicial e suas folhas, por isso, são possíveis observar adaptações para não reterem água, sendo inclinadas, pontiagudas, cerificadas e sulcadas, facilitando o escoamento da água e evitando o acúmulo.

A floresta pode ser dividida em extratos. O extrato superior é chamado de dossel (20-30m), e é composto pelas árvores mais altas que recebem toda a intensidade da luz solar que chega na superfície. As árvores do interior da mata são o extrato arbustivo, formado por espécies que vivem sombreadas pelas árvores do dossel. O extrato herbáceo é formado por plantas de pequeno porte que vivem próximas ao solo, são plantas jovens que irão compor os outros extratos quando atingirem a fase adulta.

Sabendo isso, a área pode ser caracterizada como predominantemente de árvores altas, entre 20 e 30 metros, mata fechada, densa e muita úmida devido ao alto índice de pluviosidade, além de ser um local de clima quente já que a umidade e a mata fechada retém o calor na floresta, abaixo dos dosséis das árvores e conta com alto grau de devastação nas margens dos rios, sendo intensas, atualmente, as atividades de agricultura e pecuária nestas áreas.

A área a ser reflorestada pelo projeto é de 1,8 km², 260 hectares, sendo distribuídos 130 hectares a cada lado da margem do rio, que está situada no município de Penedo, entre sua sede e o município de Itatiaia. Penedo é um distrito e possui um Parque Ecológico, O Parque Turístico Ecológico de Penedo, com 3.014 ha, localizado na micro-bacia hidrográfica do Rio das Pedras, abrangendo altitudes que variam de 300 a 1.600 m, possuí Mata Atlântica, fauna e flora diversificada, localizado na região sul do estado do Rio de Janeiro, Brasil

O Rio dos Duendes nasce na Serra da Bocaina, em São Paulo e percorre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro até chegar a sua foz, em Atafona.

4. Metodologia:

Procurando restaurar a estrutura e dinâmica da vegetação original, resguardando a diversidade de espécies e a representatividade das populações, a metodologia empregada no reflorestamento identifica-se com uma sucessão secundária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com