TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O setor de confecções

Artigo: O setor de confecções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Artigo  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  281 Visualizações

1. INTRODUÇÃO

Confecção é o ato ou efeito de confeccionar. É a preparação do artigo têxtil, com uma série de ajustes e montagens, tendo seu acabamento final a roupa feita em fábrica servindo para a utilização em diversos fins. Ex: vestuário, decorações, etc.

O setor de confecção é o principal destinatário da indústria têxtil. Embora a etapa da confecção seja constituída por uma indústria distinta, as maiores plantas têxteis internalizaram também esta etapa, que se distingue das demais por oferecer ao mercado um produto de maior valor agregado.

Atualmente o setor de confecção está sendo obrigado a se modernizar cada vez mais para se manter no mercado, tanto interno como externo.

A busca de racionalidade levou muitas empresas da cadeia a focalizarem um menor número de itens e à especialização em etapas determinadas do processo produtivo. Plantas integradas, desde as lojas até a confecção optaram pela terceirização da etapa de costura, através do sistema de facção, aumentando o número de pequenas empresas no setor. As maiores exigências de preço, qualidade e cumprimento dos prazos de entrega representam, por outro lado, importantes desafios à ocupação desses espaços.

O setor de confecções, último elo da cadeia, é composto dos segmentos de vestuário e artigos confeccionados. O segmento de vestuário é composto das classes de roupa íntima, de dormir, de esporte, de praia, de gala, social, de lazer, infantil e das classes das roupas especiais, como as de segurança, profissionais e de proteção.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com