TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Trabalho acadêmico: O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Com este trabalho consegui entender porque cada vez mais as empresas se empenham tanto em causas sociais e ambientais, e porque é tão importante estar dentre as empresas que integram o ISE-BOVESPA.

Também observo que o balanço social é bem visto pelas empresas que presam antes de tudo o bem estar dos seus colaboradores e da comunidade ao seu redor.

2. ISE-BOVESPA

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em dezembro de 2005 pela Bolsa e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Esta metodologia busca avaliar de forma integrada, diferentes aspectos da sustentabilidade, tais como elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros.

O ISE: Índice de Sustentabilidade Empresarial é um indicador que empresas integram. As ações destas empresas estão entre as 150 mais negociadas na Bovespa, se destacam pela atuação na área de responsabilidade social e ambiental, medidas por meio de questionário e avaliação realizada pela Bovespa de acordo com alguns critérios como, economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Cada vez mais, empresas dos mais variados segmentos querem fazer parte deste índice.

As empresas são selecionadas a partir de uma análise de sua rentabilidade e de como lidam com questões socioambientais, feita por meio de um questionário com 150 perguntas que é enviado às companhias. Entram no índice as empresas que conseguem boa pontuação em todos os aspectos avaliados.

A grande maioria das pessoas preferem trabalhar em uma empresa em que se preocupa com as pessoas que nela trabalham, e também com o mundo que vai ficar para seus filhos, as pessoas desejam trabalhar neste tipo de empresa onde os clientes querem comprar o produto pois as

ações sociais vem em primeiro lugar.

A oitava carteira do ISE, que vigora de 07 de janeiro de 2013 a 03 de janeiro de 2014, reúne 51 ações de 37 companhias. Elas representam 16 setores e somam pouco mais de R$1 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 29/11/2012). Das 38 empresas da carteira anterior, 35 foram selecionadas também para a nova. E duas companhias ingressaram: Telefônica e WEG, trazendo para o ISE o setor de máquinas, equipamentos e motores. O foco na transparência foi intensificado este ano. Além do aumento de 8 para 14 empresas divulgando suas respostas para o questionário base do ISE, o processo de seleção para a carteira 2013 foi auditado pela KPMG.

Compõem a carteira 2013:AES Tiete, Banco do Brasil, Bicbanco, Bradesco, Braskem, BRF Brasil Foods, CCR, Cemig, Cesp, Copel, Coelce, Copasa, CPFL Energia, Duratex, Energias do Brasil, Ecorodovias, Eletrobras, Eletropaulo, Even, Fibria, Gerdau, Gerdau Met, Itausa, Itau Unibanco, Light S/A, Natura, Sabesp, Santander, Sulamérica, Suzano Papel, Telefonica, Telemar, Tim Part S/A, Tractebel, Ultrapar, Vale e WEG.

3. INVESTIMENTOS SOCIAS OU AMBIENTAIS

A maioria das empresas somente destinava os recursos para as ações sociais e não se interessava em saber os resultados dos investimentos, hoje as empresas empenham os recursos já buscando os resultados.Os investimentos maiores são na qualificação de jovens e adultos e ações ambientais na maioria delas esta ligada com o ramo de cada uma das empresas.

As empresas preferem investir seus recursos em projetos sociais próprios criando fundações ou institutos para organizar suas finanças,

A grande maioria dos sites das empresas disponibilizam na pagina inicial a janela para o setor de responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com