TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do Índice de Sustentabilidade Empresarial ISE-BOVESPA

Trabalho acadêmico: Revisão do Índice de Sustentabilidade Empresarial ISE-BOVESPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa abordar o índice de sustentabilidade empresarial ISE- BOVESPA, quais os ganhos as empresas tem em fazer parte deste índice. Além de buscar, quais foram as contribuições e beneficios que a Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe para administração pública. . E as oportunidades que o agronegócio vem trazendo para o profissional da contabilidade atuar.

2.1 ISE- BOVESPA

O índice de sustentabilidade empresarial (ISE), nada mais é que uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas, sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Visa ampliar o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

O ISE veio para estimular as empresas a incorporar questões ambientais e sociais, na hora de investir, levando assim há um mercado mais atrativo, principalmente para investidores que se preocupam com investimento socialmente responsávél e de sustentabilidade.As empresas só tem a ganhar ao participar deste indices, pois o próprio mercado já buscam empresas que adotam os principios da gestão sustentavél, pois o mesmo vem agregar valor de mercado, mostrando que há maturidade empresarial e muda a percepção dos invetidores sobre o mercado brasileiro.

Afinal o novo cenário de mercado, aponta que é inevitavél a integração de princípios de sustentabilidade nas estratégias de negócio das empresas, pois os sistemas econômicos são dependentes dos sistemas naturais, e não o contrário, deste modo deve se haver um compromisso ético com a sustentabilidade, utilizando com eficiência no uso de recursos naturais e produção mais limpa.

2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei de Responsabilidade Fiscal veio em muito em contribuir com a gestão pública, pois trouxe limite do uso do dinheiro público, regras de aplicação e prestação de contas, trazendo maior transparencia dos atos administrativos efetuados pelos gestores.

A lei está baseada em quatro eixos:

• Planejamento – é feito por intermédio de mecanismos como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelecem metas para garantir uma eficaz administração dos gastos públicos.

• Transparência – é a ampla e diversificada divulgação dos relatórios nos meios de

comunicação, inclusive internet, para que todos tenham oportunidade de acompanhar como é aplicado o dinheiro público.

• Controle – é aprimorado pela maior transparência e pela qualidade das informações, exigindo uma ação fiscalizadora mais efetiva e contínua dos Tribunais de Contas e dos controle internos municipais.

• Responsabilização – são sanções que os responsáveis sofrem pelo mau uso dos recursos públicos. Essas sanções estão previstas na legislação que trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com