TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DO CAPITAL

Projeto de pesquisa: ORIGEM DO CAPITAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 16

Trabalho apresentado às disciplinas de Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira II, Direito Tributário e Teoria Econômica pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Professores: Thiago Nunes Bazoli, Fábio Proença, Helenara Regina Sampaio, Janaína Vargas Testa e Regina Lúcia Sanches Malassise.

Trabalho apresentado às disciplinas de Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira II, Direito Tributário e Teoria Econômica pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Professores: Thiago Nunes Bazoli, Fábio Proença, Helenara Regina Sampaio, Janaína Vargas Testa e Regina Lúcia Sanches Malassise.

Santa Rosa

2011

Santa Rosa

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. Desenvolvimento 4

2.1 Planejamento Financeiro 4

2.2 Demonstrativos orçamentários 4

2.2.1 Demonstrativo do resultado do exercício projetado 4

2.2.2 Fluxo de caixa projetado 5

2.3 A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas 5

2.4 Ferramentas de Análise de Investimentos 5

2.5 Príncipios básicos do valor do dinheiro no tempo 6

2.6 Tributos empresariais 6

2.7 TEORIA ECONÔMICA 7

3 ORIGEM DO CAPITAL 8

3.1 FINANCIAMENTO 8

3.2 CAPITAL 8

3.3 Investimentos 8

3.4 DEPRECIAÇÃO 9

3.5 Custos Fixos Mensais 10

3.6 Custos e Despesas Mensais Variáveis 11

3.7 Demais Custos e Tributações 12

3.8 Valor Unitário da Prestação de Serviços 12

3.9 Composição da Receita Operacional 13

3.10 Lucro Líquido 13

3.11 Investimento Inicial 14

3.12 Taxa de retorno do investimento 15

3.13 Prazo de Retorno do Investimento 15

4 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar enumeras formas de como o Administrador pode atuar nas organizações. Desta forma, o gestor traça metas que deverão ser seguidas para que não faltem recursos para a realização das operações. O planejamento define as linhas de investimento e financiamento da empresa.

Dentre os temas abordados no trabalho, encontram-se além dos conceitos, os métodos da Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira, Direito Tributário e Teoria Econômica.

A presente análise descreve pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para o sucesso almejado.

Desta forma esse trabalho tem por finalidade, por em prática o conhecimento das matérias do semestre em que o acadêmico desenvolverá a capacidade de análise e avaliação financeira de empresas, tanto no ambiente interno, quanto na sua relação com o ambiente econômico em que está inserida.

Assegurar crescimento e a perenidade como uma empresa de grande porte, respeitada e reconhecida na comunidade onde atua é o diferencial que a XPZ Móveis propõem ao atual mercado de móveis.

Com foco na criação de valor econômico, ambiental e social através de: Valores éticos que orientam uma conduta empresarial responsável, negócios altamente competitivos, buscas de soluções criativas e inovadoras para seu portfólio, pessoas motivadas para alto desempenho, a empresa preza a valorização do produto nacional agregando valor à matéria-prima, que tem boa aceitação no mercado externo, gerando renda e desenvolvimento econômico para a região. Além disso, busca promover o desenvolvimento da consciência ambiental na comunidade através de atividades como palestras, cursos e debates.

2. Desenvolvimento

2.1 Planejamento Financeiro

Sabe-se que para administrar uma empresa são necessários quatro requisitos básicos para que se tenha um bom resultado: a organização, o planejamento, a direção e o controle. Não basta só controlar a entrada e saída de recursos, é imprescindível saber quanto realmente se tem de lucro, quais os gastos fixos e variáveis, será que a organização tem estrutura?

Caracteristicas e fundamento

O planejamento financeiro tem como processo de estimar as exigências de fundos de um negócio e determinar as fontes de fundos são uma parte importante do planejamento financeiro. Ele leva em considerações o crescimento, o desempenho dos investimentos, e os requisitos de fundos para o negócio durante um determinado tempo, ele fornece um plano detalhado de ação para reduzir a incerteza e par à direção correta de esforços individuais e coletivos.

Enfim o planejamento financeiro objetiva tornar realidade os sonhos, desejos e objetivos de muitas pessoas.

2.2 Demonstrativos orçamentários

2.3.1 Demonstrativo do resultado do exercício projetado

A demonstração do resultado tem como o objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado periodo, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas o principio contábil do regime de competência.

A demonstração do resultado do exercício, oferece uma sintese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo periodo. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais divulgação, em geral são feitas mensalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com