TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho acadêmico: ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

Nome dos Alunos

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Contabilidade Gerencial No Trabalho.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .............................................................................................................03

2. DEFINIÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL ..........................................................04

2.1 QUESTIONÁRIO .................................................... ......................................................04

3. DEFINIÇÃO DE CUSTOS.................................................... .............................................05

4. A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS PARA AS ATIVIDADES EMPRESARIAIS......10

5. ORÇAMENTO EMPRESARIAL .................................................... ...................................11

5.1 PRINCIPAIS COMPONENTES DO ORÇAMENTO DE UMA EMPRESA..................12

6. CONCLUSÃO.................................................... ......................................................13

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................14

1. Introdução

Executar um negócio, muitas vezes exige que planejem cuidadosamente e revejam suas finanças. A maioria das empresas utiliza algum tipo de contabilidade para identificar, medir, analisar e relatar suas informações financeiras. Ferramentas contábeis podem incluir orçamento, demonstrações financeiras, previsões e outras ferramentas de gestão da informação financeira. Orçamentos de negócios para talvez uma das ferramentas contábeis mais importantes da empresa pode utilizar em seus negócios.

Orçamentos geralmente representam uma análise detalhada de como a empresa espera gastar dinheiro em períodos futuros. Muitas empresas criam orçamentos numa base anual, para que possam delinear cuidadosamente as necessidades esperadas de cada departamento na empresa. Usando um processo de orçamento anual também limita a quantidade de empresas gastam criação e gerenciamento de recursos de capital. Embora as empresas maiores podem empregar contadores ou outros profissionais para criar o orçamento empresarial, proprietários de pequenas empresas geralmente são responsáveis por completar esta função.

Os orçamentos podem ainda permitir que as empresas tenham um roteiro financeiro para operações de negócios. Muitas empresas revêem os orçamentos do ano anterior, para determinar o quão bem eles seguiram as diretrizes e por variações de orçamento ocorreu. Nem todas as variações de orçamento podem indicar uma situação de negócio negativo. Se variações de orçamento ocorreram devido ao crescimento inesperado na receita de vendas, as empresas podem precisar aumentar os valores de orçamento para futuro aumento de vendas.

Portanto, esse trabalho tem o objetivo de identificar e compreender melhor a importância do orçamento dentro das empresas por meio da contabilidade gerencial.

2. DEFINIÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL

Ao contrário da contabilidade financeira que produz relatórios anuais, principalmente para as partes externas interessadas, a contabilidade gerencial gera relatórios mensais ou semanais para o público interno de uma organização, tais como o gerentes de departamento e diretor executivo. Esses relatórios mostram tipicamente a quantidade de dinheiro disponível, o faturamento gerado, a quantidade de encomendas, quantidade de contas a pagar e contas a receber, dívidas pendentes, matéria-prima e inventário, e pode também incluir gráficos de tendências, análise de variância e outras estatísticas.

Portanto, numa definição clara, a contabilidade gerencial tem o objetivo de “por ordem na casa”, medir, analisar, interpretar e comunicar a informação para a para o planejamento de uma organização

2.1 Questionário

A. Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?

Auxiliar a gerência na tomada de decisões é o objetivo precípuo da contabilidade gerencial, a identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial.

B. Quais os três macro-conjuntos de Informações? Explique-os.

Gerenciamento Contábil Global: Serve para satisfazer a alta administração da empresa, possibilitando ao administrador uma visão conjuntural se tratando de informações sobre o todo empresarial.

Gerenciamento Contábil Setorial: Objetiva suprir a demanda da média Administração, contendo informações mais detalhadas, mas com elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam o desempenho de unidades, divisões, departamentos.

Gerenciamento Contábil Específico: Fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, inexistindo a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

C. Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?

Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45),

Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas. Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com