TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BLOCOS ECONOMICOS

Por:   •  5/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

FASB Campus I - Faculdade do Sul da Bahia

Curso: Administração

Turma: 6º período/Noturno

Disciplina:Comunicação e Expressão

Aluno: Alex Loures Padilha

COMENTÁRIOS SOBRE O COMERCIAL DA BRAHMA DE 2002

        O comercial analisado é da empresa de cerveja Brahma, onde uma tartaruga é a grande protagonista, mas antes tracemos o perfil da referida marca. A Brahma é uma marca de cerveja brasileira criada em 1888, no Rio de Janeiro. A cerveja Brahma é a segunda marca mais consumida no Brasil, e a nona mais consumida em todo o mundo, sendo patrocinadora cativa de diversos times e eventos esportivos no país.

        Vale dizer que a propaganda em questão data do ano de 2002 que foi o ano da Copa do Mundo da Fifa. Nesse sentido, a publicidade explorou a temática do futebol e do consumo de cerveja nos momentos de calor. Interessante destacar que este tema conversa muito com o público interlocutor, em sua maioria homens solteiros, com idade de até 30 anos, de classe média baixa, e que, principalmente, fazem consumo semanal da bebida em momentos de diversão.

        Sobre as estratégias de persuasão, os criadores da publicidade lançaram mão de alguns recursos como o espírito de competição. A famosa provocação e os sons de gracejos, algo tipicamente brasileiro e do âmbito do futebol trouxeram o humor à publicidade.  Os valores da cultura de massa nacional tal como a malícia, a alegria, a malandragem, ganham o consumidor. Ademais, a figura da tartaruga aqui apresentada de maneira fantasiosa, criada por efeitos visuais, renova a narrativa que faz com que a história do duelo ganhe muito mais força na persuasão.  

        Por último, notou-se que a mensagem pelo comercial diz respeito ao espírito do Futebol: qualquer um pode ser vencedor. Isso porque a utilização da imagem de uma tartaruga, animal, tido como sendo frágil, alcançando a vitória, faz remeter a própria seleção brasileira que neste período estava fragilizada. Outra mensagem passada, diz respeito ao uso de cores quentes nas imagens do comercial, que reforça a ideia de calor e sede que só serão saciadas com a "cerveja Brahma".

        

        

                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com