TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização de processadores funcionais

Projeto de pesquisa: Organização de processadores funcionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIABC

IVONE VARGAS

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIABC

ALEXANDRE SILVA VARGAS - RA: 8690314876

ANGELO RICARDO MATIA THEODORO - RA: 8691304329

IVONE SANTIAGO VARGAS - RA: 8691304329

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO

Trabalho apresentado para o curso Ciência da Computação, período noturno, turma CCS1A, Grupo 13, sob a regência do Prof. Adilson Masiero, tutor da matéria Organização de Computadores.

Sumario

Introdução ................................................................................................................................ 04

Resumo .................................................................................................................................... 04

Organização Funcional do Processador ................................................................................... 05

Características de Processadores utilizados em Ultrabooks ..................................................... 09

Características de Processadores utilizados em Tablets ........................................................... 10

Conclusão ................................................................................................................................ 11

Referências .............................................................................................................................. 13

Introdução

A CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento), também chamada de processador ou microprocessador, é o "cérebro" do computador. É no processador que são feitos os cálculos lógicos e aritméticos e o controlo de toda a máquina. Pode-se mesmo afirmar que o computador é a CPU, o resto são periféricos.

A CPU é um circuito integrado (chip) de vital importância para o computador. Dentro do processador existem milhões de transístores.

Resumo

É o elemento de maior importância em equipamentos eletrônicos. É responsável pelo processamento de todos os tipos de dados e pela apresentação do resultado do processamento.

Inicialmente, a CPU era composta por vários componentes separados, mas evoluiu para um único circuito integrado que recebeu o nome de microprocessador.

O microprocessador é um dispositivo programável de entrada e saída de dados, que processa os dados digitais de entrada e, associando as instruções armazenadas em sua memória, fornece como saída os dados resultantes do processamento.

A velocidade de processamento das informações em um computador está diretamente relacionada à velocidade do processador. Quanto mais rápido o processador, maior a velocidade de processamento.

Intel e AMD são as principais empresas fabricantes mundiais de processadores.

Organização Funcional do Processador

O processador ou Unidade Central de Processamento – UCP é o componente vital do sistema de computação. Na realidade, o processador é responsável pela realização de qualquer operação realizada por um computador. Isto quer dizer que o processador comanda não somente as ações efetuadas inteiramente, como também em decorrência da interpretação de uma determinada instrução, ele emite os sinais de controle para os demais componentes computador agirem e realizarem alguma tarefa. A possibilidade de encapsular em um único invólucro todos os transistores necessários para constituir cada componente interno (unidade de cálculo, registradores, unidade de controle e muitos outros) e todos juntos formando um processador surgiu em 1971, com o processador Intel 4004 e, por ser um elemento tão pequeno e com tantos componentes eletrônicos juntos, denominou-se microprocessador. Um dos fatores de sucesso daquele projeto residia no avanço da microeletrônica, que permitia construir na época, transistores tão minúsculos, da ordem de 10 mícrons de espessura. Na realidade, o valor da espessura de um transistor é que se torna a base da evolução da velocidade, capacidade e funcionalidade, bem como a miniaturização dos processadores. Por essa razão, atualmente processadores são construídos usando transistores com tecnologia de espessura de transistores da ordem de, 0,09 mícron (90 nanômetros) e 65 nanômetros. Um dos fatores primordiais dessa miniaturização está na famosa equação de Einstain,

E = v * t, sendo E = espaço; v = velocidade de propagação de sinal; t = tempo de percurso

Se um bit (um sinal elétrico) percorre um fio condutor interno (p. ex., de um registrador para outro ou percorrendo a unidade de cálculo) com velocidade fixa, v, correspondente a velocidade da luz, então se queremos que ele realize uma tarefa, por exemplo, de percorrer uma unidade de cálculo para efetivar uma operação aritmética em menos tempo, podemos reduzir o espaço a ser percorrido. Para isso, reduz-se a espessura (o espaço) de cada registrador e, consequentemente, será reduzido a tempo de percurso. Além disso com espessuras menores pode-se encapsular mais e mais transistores, tornando o processador mais poderoso (mais e mais complexos componentes), e assim por diante.

Com o avanço da tecnologia, passou-se de 2.300 transistores encapsulados no 4004 para 29.000 no 8088, para 3.100.000 no primeiro Pentium e para mais de 100 milhões de transistores nos processadores Itanium da Intel, e no Opteron, da AMD.

Ainda sobre este assunto, é interessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com