TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento de capital

Artigo: Orçamento de capital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Artigo  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

Orçamento de capital

Orçamento de capital é uma ferramenta gerencial necessária. Uma das responsabilidades de um administrador financeiro é escolher investimentos com fluxos de caixa e taxas de retornos satisfatórios. Para conseguir isso, é necessário um sólido conjunto de procedimentos para avaliar, comparar e selecionar projetos. Esse conjunto de procedimentos é chamado de orçamento de capital.

O capital é um recurso muito limitado, seja na forma de capital de terceiros, seja na de capital próprio. Existe um limite de crédito que o sistema bancário pode criar na economia. Os bancos comerciais e outras instituições financeiras têm depósitos limitados sobre os quais podem emprestar dinheiro para pessoas, empresas e governo. Além do mais, o Banco Central exige que cada banco, através do depósito compulsório, mantenha parte de seus depósitos a vista como reservas. A existência de recursos limitados para emprestar faz com que as instituições financeiras sejam seletivas ao concederem empréstimos para seus clientes. Mesmo se um banco conceder crédito ilimitado para uma empresa, a administração dessa empresa, antes de tudo, deveria considerar o imposto do incremento dos empréstimos sobre o custo total do financiamento.

Na realidade, qualquer empresa tem limitados recursos emprestados, que devem ser alocados entre as melhores alternativas de investimento. Alguém poderia argumentar que uma empresa pode emitir uma quantidade quase ilimitada de ações ordinárias para levantar capital. Entretanto, aumentar o número de ações da companhia só serve para distribuir o mesmo montante de patrimônio líquido entre um maior número de acionistas. Em outras palavras, à medida que o número de ações da companhia aumenta, a parcela de participação de cada acionista no capital da empresa cai proporcionalmente.

O argumento que capital é um recurso limitado é verdadeiro para qualquer forma de capital, seja na forma de capital de terceiros (a curto e a longo prazos), seja na de capital próprio. (ações ordinárias) ou lucros acumulados, contas a pagar ou títulos a pagar, etc. Mesmo a empresa mais conhecida numa indústria ou comunidade pode tomar emprestado até certo limite. Uma vez que a empresa atingiu tal limite, ela terá o seu pedido por mais crédito negado ou será penalizada por taxa de juro maior, fazendo com que tomar empréstimo seja a forma menos desejável de levantar capital.

Ao deparar com fontes limitadas de capital, a administração deve decidir com cuidado se um determinado projeto é ou não economicamente aceitável. No caso de haver mais de um projeto, a administração deve identificar os projetos que mais contribuirão para o lucro e, em conseqüência, ao valor (ou riqueza) de firma. Isso, em essência, é a base do orçamento de capital.

Uma empresa pode efetuar dois tipos de gasto: circulante ou capital. Os gastos correntes ou circulantes são de curto prazo e são debitados como despesas no exercício em que ocorrem. Exemplos de gastos correntes são ordenados salários, custo de matéria prima e várias outras despesas administrativas. Gastos de capital são de longo prazo e são amortizados (seus valores são gradualmente reduzidos) durante vários anos de acordo com o regulamento da Receita Federal.

Um orçamento de capital diz respeito aos investimentos envolvendo ativos

permanentes. Pois, o termo capital, aqui, refere-se aos ativos permanentes

empregados na produção, em particular ativos imobilizados, os quais incluem

imóveis (terrenos), instalações e equipamentos. Esses ativos são muitas vezes

denominados de ativos rentáveis, porque geralmente fornecem a base para a

geração de lucro e valor à empresa. Enquanto um orçamento é um plano que

detalha entradas e saídas projetadas para algum período de tempo futuro. Sendo

assim, o orçamento de capital é o processo que consiste em avaliar e selecionar

investimentos de longo prazo, que sejam coerentes com o objetivo da empresa de

maximizar a riqueza dos proprietários. A elaboração do orçamento de capital

constitui todo o processo de ordenamento das premissas e informações que visam à

montagem do fluxo de caixa projetado para a tomada de decisão de investimento de

longo prazo.

Método de Orçamento de Capital : Sem Risco

O Orçamento de capital refere-se aos métodos para avaliar, comparar e selecionar projetos que obtenham o máximo retorno ou máxima riqueza para os acionistas. O máximo retorno é mensurado pelo lucro, e a máxima riqueza reflete-se no preço das ações. O orçamento de capital é uma abordagem sistemática para avaliar investimentos em ativos de longo prazo ou de capital. Sua análise enfoca a possibilidade de os fluxos de caixa crescentes que a empresa espera que o ativo gere justifiquem o investimento nesse ativo de longo prazo.

a) O que é orçamento de capital?

O orçamento de capital é um amplo demonstrativo de recursos para a aquisição de ativos de longo prazo, como por exemplo, instalações e equipamentos. Em geral, os recursos para investimento de capital são escassos, portanto deve haver uma maneira eficiente de fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com