TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento de capital sob ameaça

Tese: Orçamento de capital sob ameaça. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

O custo de oportunidade apresenta destacada relevância e grande potencial de aplicação na avaliação de resultados de empresas e em diferentes fases do processo decisório. Apesar de não desconhecer a existência do custo de oportunidade, a contabilidade societária não o considera em seus registros. Uma das conseqüências é que aos usuários não são transmitidas quaisquer informações sobre o custo de oportunidade, em detrimento do objetivo básico da contabilidade, de fornecer informação relevante para a tomada de decisões.

Por outro lado, observa-se a existência de modelos gerenciais, como o Gecon, que utilizam o conceito de custo de oportunidade, proporcionando uma avaliação mais sofisticada de resultados e adequada compreensão do efetivo desempenho de uma entidade.

Considerando a importância do custo de oportunidade, entende-se como relevante que os profissionais atuantes na área contábil possuam conhecimento satisfatório sobre o conceito. Os resultados da pesquisa exploratória realizada indicam a validade da hipótese de que os profissionais da área contábil, de uma forma geral, apresentam conhecimento insatisfatório sobre o conceito de custo de oportunidade.

A compreensão deficiente e superficial sobre o custo de oportunidade dificulta o entendimento sobre a lacuna existente na contabilidade societária, relativamente à não consideração do conceito, bem como constitui obstáculo ao pleno aproveitamento deste em suas diversas aplicações.

Um dos fatores que colabora para a dificuldade de compreensão prende-se ao fato de o custo de oportunidade, por não implicar desembolso, ser um custo diferente dos custos explícitos, que mais recebem atenção por parte da contabilidade. A própria não consideração, pela contabilidade societária, pode ser também outro fator a colaborar com as deficiências de conhecimento, o que configuraria um "círculo vicioso".

Evidencia-se, portanto, a necessidade de que mais atenção seja dada ao custo de oportunidade no processo de formação dos profissionais da área contábil. Espera-se que estes profissionais, com segurança conceitual, estejam em condições de colaborar com o aproveitamento do conceito em suas diversas aplicações, seja na contabilidade societária ou na gerencial. Assim, com o custo de oportunidade não mais "oculto" em relatórios contábeis, serão beneficiados os usuários das informações. E os contadores, livres de um conceito outrora "nebuloso" em suas mentes, terão sua competência profissional aprimorada.

Orçamento de capital com risco

Risco é uma outra expressão para incerteza e instabilidade. Um investimento é chamado livre de risco se o seu retorno é estável e confiavél. Os investidores, geralmente, consideram as letras do Tesouro, emitidas pelo governo norte-americano, como um investimento livre de risco, sobretudo porque têm retornos certos e garantidos.

Em orçamento de capital, mão há projetos livres de risco. Os fluxos de caixa futuros de um projeto, inesperadamente, podem aumentar ou diminuir. A taxa pela qual os futuros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com