TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dados Euromonitor - Vinho

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 13

Vinho

1) Apresentação da categoria de produtos e seu mercado:

  1.  Descrição da categoria de produto/serviço selecionada, benefícios centrais e necessidades atendidas, associadas a seu consumo ou uso.

O vinho se trata de uma bebida antiga, sem data exata do seu surgimento e consumo. Entre os benefícios apresentados pelo consumo de vinho, destacam-se os seguintes:

  • Diminuir o risco de aterosclerose, por combater o colesterol ruim;
  • Diminuir a pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos;
  • Aumentar o colesterol bom;
  • Prevenir tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais, por ser antioxidante;
  • Diminuir o risco de problemas cardíacos como infarto, por combater o colesterol;
  • Ajuda a melhorar a digestão de uma refeição pois aumenta a produção de suco gástrico, estimula a vesícula e melhora a digestão do carboidrato.

 b) Análise da evolução das vendas da categoria no Brasil e no mundo, como um todo, nos últimos 5 anos, em volume e faturamento, se possível, incorporando as análises de variação no período e análise da relevância do mercado brasileiro em relação ao mundial;

De acordo com o Euromonitor, as vendas de vinho no brasil tiveram uma queda de 368,0 para 310,1 no período de 2014 para 2018.

Analisando  essa diminuição ao longo dos tempos, podemos constituir a seguinte tabela sobre a análise:

Ano

Milhões de litros

porcentagem da variação

2014

368,0

-4,1

2015

352,2

-4,3

2016

325,0

-7,7

2017

311,8

-4,0

2018

310,1

-0,6

c) Análise da estimativa futura de vendas da categoria no Brasil e no mundo para os próximos anos, em volume e faturamento, se possível.

O mercado de vinhos e sua venda no Brasil cresceu 18,5% nos primeiros quatro meses no ano de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado, diz a Associação do Ibravin, quando foram comercializados 107,9 milhões de litros.

Já a safra deste ano,  que foi considerada uma das melhores da história, com a colheita de  663,2 milhões de quilos da fruta nas vinícolas gaúchas, principal região produtora do Brasil. De acordo com estudos internacionais, o país será o quinto maior comprador de vinho do mundo em 2030.

Em Minas Gerais e Santa Catarina são as duas regiões que indicam caminhos futuros para essa produção. A Serra Gaúcha é dada como referência nesse mercado por sua tradição, clima, expertise, pelo volume produzido e principalmente pela excelência de seus produtos.

         Os produtores do Vale do Rio São Francisco, principalmente em Pernambuco, iniciaram uma busca por um outro tipo de vinho, tipicamente brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Enologia (ABE), as duas regiões somam mais de de 40.000 hectares de área plantada, o que equivale a cerca de 70% do espaço de produção nacional.

2) Análise Concorrencial

a) Análise do ranking de participação de mercado das 5 maiores empresas da categoria no Brasil e a evolução deste nos últimos 5 anos.

vinícolas

% de aumento ou queda de vinhos de 2016 para 2017

vinícola aurora

8.7% - aumento

vinícola salton

6.0% - aumento

casa di conti

4.2% - queda

vinícola miolo

3.9% - aumento

Antonio basso & filhos LTDA (vinho canção)

3.9% - aumento

b) Descrição justificada da Estrutura Concorrencial de Mercado predominante no setor, incluindo as principais características desse tipo de estrutura (mercado competitivo; competição monopolista; oligopólio ou monopólio).

A Estrutura Concorrencial de Mercado existente do setor vinícola brasileiro é a de mercado competitivo perfeito. Neste mercado há facilidade na entrada de novas marcas e produtos, sendo isso frequente, e cada uma enfrenta um número significativo de concorrentes diretos. Isso faz com que cada empresa venda uma parte pequena demais da produção total de vinho para obter influencia no preço de mercado do produto. Sendo este um produto homogêneo, todos outros produtos do mercado são substitutos perfeitos. O mercado competitivo perfeito do vinho também é caracterizado por nenhuma empresa possuir market share extremamente elevado comparado às demais.

c) Apresentação de pelo menos uma estratégia competitiva (diferenciação, custos, etc) mais comumente adotada pelas empresas na estrutura de mercado descrita.

Uma estratégia competitiva comumente adotada pelas empresas do mercado de vinhos brasileiro é a de enfoque, sendo essa dividida em dois segmentos: enfoque custo e enfoque diferenciação.

A diferenciação provém da criação singular de valor para o comprador. Seus critérios de uso são fatores como qualidade do produto, características do produto, tempo de entrega, etc. Estes são usados pelas empresas so setor de vinho e afetam o valor real para o comprador ou consumidor, através da redução de custos ou da apresentação de qualidade superior.

Essa estratégia torna-se necessária ao considerar a facilidade qual vinhos podem ser substituídos por produtos de outras marcas.

                

                                                

3)  Análise das variáveis identificadas:

  •                                                         
  • a. Apresentação, de forma justificada (substanciada com informações, dados, opiniões de especialistas que corroborem a análise), de pelo menos dois fatores que afetam a Demanda pela categoria de produto/serviço escolhida.

        

        Dentre os fatores que afetam a demanda, a renda da população tem participação importante nos indicadores. Segunda a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE que serão utilizados nos gráficos abaixo. Pode-se afirmar que o consumo de bebidas alcoólicas tem aumentado no País em todas as classes de renda ao longo do tempo. A cerveja representa a maior parte, acima de 55%, seguido por outras bebidas alcoólicas e pelo vinho. É interessante observar que, entre as classes de renda intermediárias e mais altas, a parcela da renda utilizada para comprar vinho aumentou de 3% para 5%, em média, entre 2003 e 2009. As estatísticas também sugerem haver uma relação de substitutibilidade entre vinho e outras bebidas alcoólicas, mas não entre vinho e cerveja. A conclusão lógica é que estes cumprem funções diferentes, e apesar de ambos pertencerem ao mercado de bebidas alcoólicas, não são concorrentes diretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (228.1 Kb)   docx (152.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com