TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Banco De DaDOS

Por:   •  3/4/2013  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 9

Índice

1. Introdução

Este documento tem como objetivo definir os requisitos básicos para implantação de um sistema de apoio para administrações de uma instituição de ensino, fornecendo aos desenvolvedores as informações necessárias para a execução e implementação do sistema.

Para o desenvolvimento deste projeto, selecionamos os principais processos e ações administrativas que atendam as necessidades do cliente.

Esta introdução fornece as informações necessárias para fazer um bom uso deste documento, explicitando seus objetivos e as convenções que foram adotadas no texto. As demais seções apresentam a especificação do Projeto e estão organizadas como descrito abaixo:

• Seção 2 - Descrição geral do sistema: apresenta uma visão geral do sistema, caracterizando qual é o seu escopo e descrevendo seus usuários;

• Seção 3 - Requisitos funcionais: lista e descreve os requisitos funcionais do sistema, especificando seus objetivos, funcionalidades, atores e prioridades;

• Seção 4 - Requisitos não funcionais: especifica todos os requisitos não funcionais do sistema, divididos em requisitos de usabilidade, confiabilidade, desempenho, segurança, distribuição, adequação a padrões e requisitos de hardware e software;

1.1 Convenções, termos e abreviações

Identificação dos Requisitos

Por convenção, a referência a requisitos é feita através do identificador do requisito, de acordo com o esquema abaixo:

[identificador de tipo de requisito.identificador do requisito]

O identificador de tipo de requisito pode ser:

• RF – requisito funcional

• RNF – requisito não-funcional

Identificador do requisito é um número, criado sequencialmente, que determina que aquele requisito seja único para um determinado tipo de requisito.

Ex: RF001, RF002, RNF001, RNF002.

Prioridades dos Requisitos

Para estabelecer a prioridade dos requisitos foram adotadas as denominações “essencial”, “importante” e “desejável”.

• Essencial é o requisito sem o qual o sistema não entra em funcionamento. Requisitos essenciais são requisitos imprescindíveis, que têm que ser implementados impreterivelmente.

• Importante é o requisito sem o qual o sistema entra em funcionamento, mas de forma não satisfatória. Requisitos importantes devem ser implementados, mas se não forem, o sistema poderá ser implantado e usado mesmo assim.

• Desejável é o requisito onde sua ausência não compromete as funcionalidades básicas do sistema, isto é, o sistema pode funcionar de forma satisfatória sem ele. Requisitos desejáveis são requisitos que podem ser deixados para versões posteriores do sistema, caso não haja tempo hábil para implementá-los na versão que está sendo especificada.

2. Visão geral do sistema

2.2 Abrangência e sistemas relacionados

O Sistema Integrado de Administração foi idealizado para o setor de departamento pessoal, ele permite que o usuário realize operações financeiras, operações relacionadas aos funcionários e aos alunos. As funcionalidades do sistema estão estruturadas da seguinte forma: Funcionalidades de Cadastramento, Funcionalidades de Administração e Funcionalidades Financeiras.

Perfil dos Envolvidos

• Funcionário Administrador: Mantém funcionário e habilita permissão para que o usuário possa acessar o sistema.

• Funcionário do Setor Financeiro: Funcionário responsável pela autorização de pagamentos de funcionários, manterem informações de dependentes, manterem informações de plano de saúde, manter informações de afastamento e férias.

• Funcionário Técnico Administrativo: Realiza Cadastro de alunos, mantém informações de Compras, mantém informações de Laboratórios.

3. Requisitos Funcionais

3.1 Manter Informações de Funcionários

3.1.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com