TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais tipos de tecnologias de entrada e saída disponíveis no mercado

Tese: Os principais tipos de tecnologias de entrada e saída disponíveis no mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Tese  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

.1 Principais tipos de tecnologias de entrada e saída disponíveis no mercado.

Tecnologias de entrada e saída são dispositivos que permitem a introdução de dados de seu exterior ou informação de seu interior para o exterior. Considera-se que um dispositivo de entrada e saída de dados converte elementos físicos, em informação digital utilizável pelo computador.

O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.

Ao utilizarmos um computador, precisamos de meios que nos permita a entrada de desejadas informações ou dados, e consequentemente exista sua saída. Como exemples de dispositivos de entrada podemos citar:

Fita magnética – que normalmente são utilizadas em computadores de grande porte, ou copia de segurança para arquivos. Sua desvantagem é que são lentas e somente permitem leitura sequencial de seus arquivos.

Teclado – é utilizado para entrada de caracteres que são interpretados no programa e executados no computador, os teclados tem um formato padrão conhecido como enhanced, com 101 teclas.

Mouse – o mouse é um dispositivo de entrada com botões de controle, movido com a mão com um cursor que se movimenta pelo monitor, acompanhando o movimento do usuário.

Scanners – convertem imagens, figuras, fotos, para um código de um programa específico, dando condições de transportar a imagem para a tela do computador e ainda para imprimir. Os scanners podem ser caracterizados por vários parâmetros, como: quando ao seu funcionamento básico, que é de mão onde se movimentam ao longo da imagem por arrastamento. De lâmpada móvel onde um objeto a ser lido é posto sobre uma superfície transparente que percorrida pelo movimento da lâmpada. E, de lâmpada fixa onde o objeto se move não a lâmpada. Ou quanto suas aplicações que podem ser ler códigos de barras, ou imagens, ou reconhecer caracteres em desenho e converte-los para caracteres alfanuméricos.

Webcam – captura imagens estáticas ou em movimento.

Dispositivos de saída de um computador podemos citar:

Sistemas de vídeo – este podemos dividir em duas partes, umas delas são as placas de vídeo utilizadas para se ter uma melhor qualidade gráfica, seus padrões são VGA, SVGA, HD e Full HD além do 3D. Há também os monitores de vídeo onde são mostradas as informações, permitindo a comunicação direta do usuário com o computador, estes podem ser monocromáticos, policromáticos, LCD , plasma ou ainda LED.

Impressoras – utilizadas para impressão em papel ou em algum outro material, as impressoras podem ser matriciais, jato de tinta ou a laser, atualmente pode se encontrar à venda também impressoras 3D.

Caixas de Som – como o nome já diz aparelho utilizados para se poder ouvir musicas ou diferentes tipos de sons.

Há também os dispositivos híbridos que podem ser utilizados tanto como para entrada assim como para saída. Nestes podemos citar:

Pendrive – dispositivo utilizado para armazenamento em memoria interna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com