TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrão Regulatório NR-13

Resenha: Padrão Regulatório NR-13. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

NR13

A Norma Regulamentadora NR-13, foi instituída para assegurar a segurança de Caldeiras e Vasos de Pressão, ela estabelece todos os requisitos necessários tanto técnicos com legais relativos à instalação, manutenção e operação desses equipamentos.

São consideradas Caldeiras todos os equipamentos que gerem e acumulem vapor de água ou de outro fluído ao mesmo tempo.

Como existe um grande número de Caldeiras e Vasos de Pressão e eles são bem complexos, podendo causar graves acidentes a inspeção e manutenção desses equipamentos são indispensáveis e obrigatórias.

A Resumo é uma empresa especializada em executar partidas e treinamentos operacionais teóricos e práticos aos fabricantes e proprietários de caldeiras oferecendo suporte técnico adequado a cada tipo de equipamento.

NR-13 é a norma regulamentadora 13 do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, e tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão e caldeiras.

Foi criada em 8 de junho de 1978, sofrendo revisões pela portarias SSMT n.°2, de 8 de maio de 1984,SSMT n.°23, de 27 de dezembro de 1994 e pela Portaria SIT n.º 57, de 19 de junho de 2008.

A partir das portaria determinadas têm entre as disposições gerais:

NR-13.1.1. Caldeiras de vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte energéticas, exceto os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidade de processos industriais;

NR-13.1.2. Para efeito desta NR, considera " Profissional Habilitado" aquele que tem competência legal para o exercício das profissões:engenheiro de projeto de construção, acompanhamento de operação e e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamento profissional vigente no país;

NR-13.1.3. A Pressão Máxima de Trabalho Permitida-PMTP ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível- PMTA é o de maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e de seus parâmetros operacionais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com