TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional no Ensino da Logística

Seminário: Pesquisa Operacional no Ensino da Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Seminário  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

Pesquisa Operacional no Ensino da Logística

A logística é considerada uma atividade, portanto conta com o curso de disciplinas de outras áreas para forma seus profissionais. Os cursos de Logística, por derivarem da Engenharia de Produção e da Administração, apresentam um viés neutro quanto à sua natureza, não tendo predominância quantitativa ou qualitativa. O uso da Matemática e da Estatística é indispensável para o bom aproveitamento das disciplinas. A pesquisa operacional oferece soluções matemáticas para casos em que a otimização é necessária podendo resolver problemas da tomada de decisão obtendo melhores resultados. A modelagem matemática em pesquisa operacional classifica-se principalmente segundo a forma com que são solucionados os problemas sendo maximização ou minimização ou sejas lucros máximos ou custos mínimos.

Com o aumento da concorrência entre as empresas torna-se necessário reduzir os riscos e as incertezas para prosperar podendo utilizar a programação linear são desenvolvidos vários programas para encontra os melhores cominhos a seguir,portanto ferramentas de apoio a tomada de decisão são cada vez mais utilizadas no dia a dia, substituindo as deliberações estratégicas que serviam para um período mais extenso.

A Pesquisa Operacional é aplicada na resolução de problemas, inclusive os empresarias, utilizando modelos matemáticos com a assistência de computados e programas. Sua função de encontrar as melhores soluções, sejam eles financeiros, materiais, patrimoniais, humanos ou tecnológicos.

Pesquisa Operacional Aplicada a Administração: Resolução de Problemas Através da Programação Dinâmica

Segundo Brunstein nos últimos 40 anos houve grandes mudanças de tecnologias nas empresas o que as alterou internamente e externamente devido a demanda de clientes e a concorrência. Com as novas tecnologias as empresas investem pesado para não ficarem defasadas e competitivas dentro do mercado de atuação Com a Globalização as empresas foram obrigadas a se adaptarem para atender o cliente com o menor tempo, maior qualidade e benefícios, as indústrias optaram por descentralizar as produções, porém tiveram que tomar algumas providencia que são vitais para uma empresa custo a ser atribuído, desperdício na produção dentre outras, Apesar das empresas terem seus setores de previsão e controle as vezes ocorre um incidente na qual a mesma perde produção ou seja ocorre um limitação na produção obrigando a mesma a diminuir ou parar sua produção.

Para Ehrlich as Pesquisas Operacionais P.O evoluíram ainda mais com a chegada da II Guerra Mundial, pois os exércitos precisavam ser abastecidos de comida e munição onde quer que eles se encontrem. Com isso a P.O foi mais aperfeiçoada por países de primeiro mundo sendo uma “nova ciência de eficácia e eficiência”.

Para Daft as Pesquisas Operacionais P.O podiam sim criação modelos na solução de problemas das organizações, porem ele defendia também a matriz de a matriz payoff e os modelos de simulação. Dentre essas ele destacava, como de grande auxílio na otimização de recursos de produção escassos, a programação dinâmica que defendia a seguinte tese quando temos um problema para solucionar o mesmo tem um numero de estados possíveis e pode evoluir, ou seja, um problema determinístico. Quando envolvemos as leis da natura é um problema probabilístico.

No acaso da empresa WK a mesma retratou a forma correta de resolver um problema grande dentro de uma organização, já que a mesma teve que realizar uma demissão em massa, porém o administrador e o gerente de produção tiveram que criar um modo em cima da programação dinâmica para conseguir atender a demanda da fábrica, ter o menor prejuízo possível, não sobrecarregar os funcionários, trabalhar de forma assertiva nos produtos que tinham maior saída e com apena 300.000 MOD, no final eles optaram por dividir de forma inteligente os funcionários de forma que não tiveram uma produção muito abaixo do normal e mantiveram o faturamento num nível bom e o mais importante não deixaram de atender as necessidades dos clientes.

Pesquisa Operacional voltada para o uso computacional

O objetivo de PO (Pesquisa Operacional) e a melhoria das performances que são desenvolvidas através da formulação da matemática dentro das organizações, ou seja, em sistemas produtivos usuários de recursos materiais, ou meios de produção. Sendo considerada uma ciência aplicada e que pode ser desenvolvidos com o auxilio de um computador. Quando se fala em PO a atenção se volta para solução e analise de problemas decisórios, este estudo agrega ainda aos seus processos de analise e decisão a matemática, a economia, a estatística, informática sendo necessário um grande desenvolvimento com seus agentes para obter um analise do que se busca. Estes experimentos numéricos envolvem uma grande quantidade de cálculos, repetitivos através de formulas desenvolvidas na matemática.

PO e obrigatório nos cursos de engenharia, administração e informática ao decorrer do tempo de ensino o aprendizado ao aluno, possibilita uma visão de solucionar e analisar os problemas decisórios a partir destes conhecimentos adquiridos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com