TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador de desenvolvimento econômico e quais são os critérios utilizados para seu cálculo?

Por:   •  15/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

1) Porque o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador de desenvolvimento econômico e quais são os critérios utilizados para seu cálculo?

O IDH é um indicador de desenvolvimento econômico pois analisa o crescimento econômico, junto da melhoria da qualidade de vida da população. Ele utiliza como critérios de avaliação para seu cálculo a renda, longevidade e educação.

2) Descreva os conceitos relacionados ao PIB e PNB.

PIB → Toda a riqueza produzida dentro das fronteiras de uma região, independente do destino dessa renda (descarta a entrada de verbas do exterior).

PNB → Todos os valores que um país recebe do exterior, além das riquezas que foram apropriadas por outras economias, ou seja, valores que saem.

3) Explique como é calculado o PIB com Paridade de Poder de Compra (PPC) e porque é mais indicado do que o uso do PIB Nominal.

Países com câmbios distintos precisam de um ajuste de paridade, o que passou a ser referência para o Banco Mundial, que passou aplicar a comparação de preços regulando os valores da realidade do câmbio. O PPC é mais indicado que o PIB NOMINAL pois mostra o custo de vida relativo e mais as taxas de inflação, o que mostra realmente como é o padrão de vida de determinado país e as diferenças no custo de vida (moeda utilizada é o dólar internacional).

4) Sobre a inflação:

a) Definição: É a perda de valor do dinheiro, resultante de um aumento generalizado nos preços da economia.

b) Efeitos provocados por altas taxas de inflação sobre a economia: Desvalorização da moeda do país, diminuição dos investimentos no setor produtivo, clima econômico desfavorável, aumento da especulação financeira, elevação da taxa de juros, aumento do desemprego.

c) Identifique e explique os diferentes tipos de inflação existentes:

Inflação de demanda: aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.

Inflação de custo/oferta: aquela na qual ocorre um aumento em fatores que incidem diretamente sobre o produto.

Inflação estrutural: ineficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma determinada economia, ou seja, é baseada na rigidez da oferta de bens e serviços dessa estrutura econômica.

Inflação inercial: ideia de memória inflacionária, onde o índice atual é a inflação passada mais a expectativa futura (mecanismos de indexação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (551.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com