TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Tese: O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Tese  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

Índice que serve de comparação entre os países ou municípios, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecido à população. Relatório anual, elaborado pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

É calculando com base em dados econômico e sociais.

Utiliza critérios de avaliação renda, longevidade e educação).

Renda- considera-se o PIB per capita.

Educação- taxa de alfabetização e a taxa de matricula.

Longevidade- expectativa de vida ao nascer.

Índice de Gine

O coeficiente de Gine é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade e distribuição de renda entre os países, foi desenvolvido pelo estático italiano Corrado Gine.

Mede o coeficiente através de pontos percentuais (que é igual coeficiente multiplicado por 100).

As formulas utilizada nos gráficos para obter o coeficiente de Gine, cuja linha horizontal representa a porcentagem total de pessoas e a linha vertical, a porcentagem total de renda da região a ser calculada. A linha diagonal representa uma igualdade perfeita entre pessoas e renda, vem representada pela linha curva.

É usado também para medir a desigualdade de renda ou rendimentos, pode ser usado para mensurar a desigualdade de riqueza. Esse uso requer que ninguém tenha uma riqueza liquida negativa.

É utilizado em diversos campo de estudo como a Sociologia, Economia, Ciências da Saúde, Ecologia, Engenharia e Agricultura. Ex. em Ciências Sociais e Economia, além do coeficiente de Gine relacionado à renda, estudiosos publicam coeficientes relacionados à Educação e oportunidades.

Indicadores Ethos Responsabilidade Social

É uma ferramenta de autodiagnostico, principal finalidade é auxiliar e gerenciarem os impactos sociais e as ambientais decorrente de suas atividades. Foram criados pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, organização não governamental idealizado em 1998 por empresários e executivo do setor privado.

Principal ferramenta de gestão empresarial para uso internos das empresas, desenvolvida pelo Instituto. Ferramenta de aprendizagem e auto avaliação da gestão no que se refere à corporação da responsabilidade social ao planejamento estático e ao monitoramento geral da empresa. A estrutura dos indicadores permitem que a empresa planeje o modo de alcançar um grau mais elevado de responsabilidade social, fornece parâmetros para as pessoas subsequentes e, juntamente com indicadores binário e quantitativos, aponta diretrizes para o estabelecimento de metas de aprimoramento dentro do universo de cada um.

Indicadores básico para a Saúde no Brasil.

Constatação de dados validos e confiáveis é condições para a análise objetiva da situação sanitária, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidencias e para a programação de ações de saúde, busca medidas do estado de saúde da população é uma atividade central em saúde pública, iniciada com o registro sistemático de dados de mortalidade e sobrevivência. Com os avanços no controle das doenças infecciosas é a melhor compreensão do conceito de saúde e de seus acesso a serviço, qualidade da atenção, condição de vida e fatores ambientais, entre outras. Os indicadores de saúde foram desenvolvidos para facilitar a quantificação e a avaliação das informações produzidas com tal finalidade.

Os indicadores são medidas-sínteses que contém informações relevantes sobre determinados atributos a dimensões os estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Em conjunto devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde.

A construção de um indicador é um processo cuja complexidade pode variar sofisticado como a esperança de vida ao nascer. A qualidade de um indicador depende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com