TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Nestlé de Gestão Empresarial

Artigo: Princípios Nestlé de Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

Ferramentas estratégicas

O trabalho da Nestlé também é norteado por práticas de gestão que geram eficiência e adequação a padrões de qualidade e normas.

O Nestlé Continuous Excellence (NCE) é uma jornada que visa a entrega dos 3C’s: encantar o consumidor, entregar uma vantagem competitiva e assegurar a excelência em conformidade. Seu objetivo é estimular a eficiência e engajar todos os colaboradores e a cadeia de valor no compromisso com “defeito zero, desperdício zero”. Na manufatura, o NCE compartilha as melhores práticas em fabricação, liderança, desenvolvimento de pessoas, plano de sucessão e gestão de performance e proporciona a integração de padrões operacionais das fábricas. Além disso, a Nestlé também desenvolve metodologias para tornar sua gestão ainda mais eficiente e potencializar a Criação de Valor Compartilhado em sua cadeia. Foi o que a empresa fez ao introduzir a metolodogia LEAN na gestão da cadeia de produtores rurais e ao instituir o Programa Responsible Sourcing na gestão do relacionamento com os fornecedores de matérias-primas, embalagens, subcontratação e materiais promocionais. Como está detalhado no capítulo “Compartilhando Valor no Desenvolvimento Rural” deste relatório, o LEAN é uma forma de analisar a cadeia de valor, visando aumentar a eficiência em todos os seus elos, com o mapeamento de pontos de desperdício e a capacitação de todos os envolvidos. Por meio do Responsible Sourcing, auditorias independentes verificam se as atividades dos fornecedores da empresa estão se dando em conformidade com o Código de Conduta de Fornecedores Nestlé. Mais detalhes sobre o programa podem ser encontrados no capítulo “Compartilhando Valor na Cadeia Produtiva” deste relatório.

Princípios Nestlé de Gestão Empresarial

1. Nutrição, Saúde e Bem-Estar

A Nestlé é líder mundial em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, pois tem como estratégia oferecer alimentos e bebidas que possuem superioridade em valor nutricional e sabor, contribuindo para a melhora da qualidade de vida das pessoas.Este posicionamento é expresso pela visão Nestlé Good Food Good Life, que no Brasil é traduzido como “Nestlé Faz Bem”.

2. Garantia de qualidade e segurança do produto

Em qualquer parte do mundo, o nome Nestlé representa uma garantia ao consumidor de que o produto é seguro e produzido segundo os mais altos padrões.

3. Comunicação com o consumidor

A Nestlé tem o objetivo de educar e conscientizar os consumidores, afim de auxiliar e estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis e realizar escolhas informadas e conscientes. Para tanto, segue os Princípios de Comunicação ao Consumidor.

4. Direitos Humanos nas atividades profissionais da Nestlé

A Nestlé apoia plenamente os princípios norteadores do Pacto Global das Nações Unidas no que tange a direitos humanos e trabalhistas. A empresa tem por objetivo proporcionar um exemplo de boas práticas de direitos humanos e conduta laboral em todas as suas atividades corporativas.

5. Liderança e responsabilidade individual

O sucesso da Nestlé está vinculado a seus colaboradores. Prevalece em seu ambiente de trabalho um tratamento mútuo de respeito e dignidade. A Nestlé seleciona pessoas competentes e motivadas, que respeitem os valores da companhia. Oferece oportunidades iguais para o desenvolvimento e o progresso de todos oscolaboradores, protegendo sua privacidade. Não tolera qualquer forma de assédio ou discriminação.

6. Segurança e saúde no trabalho

A Nestlé assume o compromisso de prevenir acidentes, lesões e doenças decorrentes das condições de trabalho, bem como de proteger os colaboradores, parceiros de negócios e outros envolvidos na cadeia de valor.

7. Relacionamento com fornecedores e clientes

É prática da Nestlé estabelecer compromissos – com todos os seus fornecedores, representantes, terceiros e funcionários – baseados na honestidade, integridade e lealdade, bem como na adesão aos princípios não negociáveis de conduta da companhia. Da mesma forma, a empresa assume esse compromisso perante seus clientes.

8. Agricultura e Desenvolvimento Rural

A Nestlé contribui para melhorias na produção agrícola, na condição social e econômica dos produtores e das comunidades rurais, bem como dos sistemas de produção, adequando-os para torná-los ambientalmente mais sustentáveis.

9. Sustentabilidade ambiental

A Nestlé está comprometida com a busca de práticas corporativas sustentáveis do ponto de vista ambiental. Em todos os estágios do ciclo de vida do produto, a companhia procura utilizar eficientemente os recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com