TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de layout físico Vidronorte

Relatório de pesquisa: Projeto de layout físico Vidronorte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Neste presente trabalho abordaremos a importância de um Arranjo Físico em uma organização e os benefícios que o mesmo pode trazer ao aprimoramento técnico profissional dos funcionários que usufruem, tendo em vista que o processo pode afetar diretamente no comportamento das pessoas dentro de uma organização.

A Empresa que iremos inserir o Arranjo Físico é Vidronorte que trabalha no comércio de vidros, acrílicos, alumínios, persianas e molduras. A mesma trabalha com produtos sob medida, tendo amostrar para melhor atender o cliente na escolha. Têm também produtos a pronta entrega, que não necessita pedido de fabricação prévia, como puxadores, roldanas, fechaduras e outros.

A desorganização encontrada no ambiente da empresa e a ausência de bons hábitos dos funcionários para ajudar na organização, foi o fator principal para a iniciação de um arranjo físico na empresa . Com a desorganização, vimos que alguns objetos que não são úteis, ocupam espaço que poderia ser usado para outro fim, ou também, deixar o ambiente com acesso livre, sem parecer que está sobrecarregado. Os pedidos solicitados e prontos, não têm lugar definido, sendo colocado muitas vezes no chão da recepção, dando uma impressão desagradável para o cliente.

Diante da falta de organização que a empresa tem com os produtos, estoque e com a recepção, vimos a necessidade de um layout na empresa, a fim de proporcionar um clima favorável para a organizacional e obter um fluxo de trabalho eficiente.

2. Objetivo Geral

O Arranjo Físico deve ser executado na empresa quando existem fatores que diminuem a produtividade da mesma, como no desenvolvimento de tarefas, má projeção do local de trabalho e a perda de tempo na locomoção de funcionários na execução das funções.

Planejar um Arranjo Físico é buscar e analisar decisões que serão tomadas para definir como melhorar a área disponível na empresa a fim de obter um fluxo de trabalho eficiente, uma boa comunicação interna, facilitar a coordenação e supervisão, redução de riscos de acidentes, proporcionar um clima favorável para o trabalho, aumentando a produtividade, podendo influir na motivação e dar ao cliente um impressão favorável da empresa.

A empresa Vidronorte nos permitiu executar esse projeto de arranjo físico, com a consequência de que o ambiente da organização será beneficiada com o resultado obtido.

3. Revisão Literária: Arranjo Físico (Layout)

Segue os tipos de Arranjo Físico:

3.1. Arranjo Físico de Posição Fixa: utilizado para projeto aonde o produto permanece fixo em um determinado local e os funcionários são direcionados para trabalhar neste produto. A imobilidade do produto é devido a peso, tamanho e formato.

Exemplo de produtos que utilizam este tipo de arranjo físico: construção de navios, locomotivas, prédios, represas e etc.

3.2. Arranjo Físico de Processo: reúne estações de trabalho de acordo com as funções a serem desenvolvidas, as máquinas são agrupadas com as mesmas funções formando um departamento por onde caminham os produtos.

É mais utilizada em processos intermitentes, como a produção por lotes ou encomendas, quando a operação atende diversos clientes por meio da produção de produtos diferenciados.

Vantagens:utilização de recursos universais e menores custo maior flexibilidade no tratamento do mix de produtos o preço dos equipamentos são menores.

Desvantagens:estoque de materiais em processo.

Exemplo de arranjo físico por processo:

Departamentos de uma empresa: a) Contas à pagar b) Contas à receber c) Exportação.

3.3 Arranjos Físico de Produto: os postos de trabalho são colocados de forma linear, linha de montagem. Cada centro de trabalho é responsável por uma etapa do trabalho e o fluxo de pessoas e materiais é balanceado, é o melhor tipo de arranjo físico quando se trata de produção repetitiva e de volumes elevados.

4. Layout:Empresa: Vidronorte

4.1. Levantamento da situação atual

• Planta Baixa

• Vias de acesso e análise do ponto de localização:

A empresa está localizada na região central do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com