TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prêmio Risco e Risco

Tese: Prêmio Risco e Risco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

O custo de capital deriva da média estabelecida entre os custos de oportunidade do capital próprio (acionistas) e capital de terceiros (credores). A nomenclatura financeira universal é conhecida como Weighted Average Cost of Capital (WACC), no Brasil chamado de Custo Médio Ponderado de Capital. Formulando tem-se:

Ke = custo de oportunidade do capital próprio

WPL = proporção do capital próprio “patrimônio líquido”

Ki = custo do capital de terceiros

WP = proporção do capital de terceiros “passivo oneroso”

Taxa Livre de Risco e Prêmio Pelo Risco

A taxa livre de risco corresponde ao cumprimento da obrigação de pagamento dos encargos financeiros nos respectivos vencimentos por parte do devedor. Esse fator geralmente deriva das médias das taxas de juros dos setores públicos.

Para a aplicação próxima ao efetivo conceito pode ser dada pelos títulos de risco soberano – emitidos pelo tesouro nacional de países que apresentam baixo nível de risco ou queda financeira – os prazos fixos e não passíveis transferíveis normalmente antes do vencimento estipulado, elimina o prêmio pela incerteza e incorpora o “preço por esperar” ou queda de valores.

Técnicas de Análises de Investimentos

Após a conclusão da montagem do fluxo de caixa, deve ser feita uma análise do fluxo de caixa para a obtenção do resultado se o investimento terá ou não um retorno financeiro positivo, ou se o projeto vai se pagar ou não. Dentre todas as técnicas existentes disponíveis as principais são:

• Período de retorno (payback):

Método que tem como função avaliar o tempo pressuposto de retorno do investimento total inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o payback e melhor o projeto. Técnica muito conhecida popularmente como – “o tempo para recuperar o investimento” expressando essa ideia.

• Valor Presente Líquido (VPL):

Método alternativo em relação ao payback, visando corrigir as deficiências deste. Os principais componentes do Valor Presente Líquido são:

- Investimento inicial e investimentos adicionais;

- Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno;

- Valor residual do investimento, se houver.

Este método é chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas (investimentos) e entradas (retornos) descontadas de uma taxa de atratividade (TMA).

• Taxa interna de Retorno (TIR):

Método similar ao VPL, ou seja utiliza a mesma lógica de cálculo, porém, apresenta os resultados em porcentagem, e não em valores monetários, tendo seus principais componentes os mesmos do Valor Presente Líquido. Tem como pressuposto calcular o retorno composto em % do fluxo de caixa, ou seja, qual a taxa composta necessária para transforma o investimento inicial nos fluxos futuros, como se o valor fosse aplicado em renda fixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com