TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO - INTRODUÇÃO AO MACRO

Tese: QUESTIONÁRIO - INTRODUÇÃO AO MACRO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO – INTRODUÇÃO A MACRO

1.1 Inflação é o aumento contínuo, persistente e generalizado dos preços, envolvendo o conjunto da economia e do qual resulta perda de poder aquisitivo da moeda. A inflação

é medida por institutos de pesquisa que analisam o quanto as famílias, nos diversos extratos sociais, gastam com aluguel, vestuário, alimentos, saúde, transporte, educação, lazer, comunicações e outras despesas.

1.2 A Inflação de custos ocorre, quando, devido a aumento nos custos de produção, as empresas repassam tais aumentos para seus preços. A inflação de demanda é impulsionada pela elevação das quantidades de bens e serviços que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir em função dos níveis de preços existentes. Se a essa elevação não corresponder uma expansão da oferta global, os preços tendem a ser pressionados para cima, por taxas inflacionárias. Em suma, existe um excesso de moeda em relação aos bens e serviços disponíveis.

1.3 A inflação afeta a vida e o cotidiano das pessoas, pois ocorre a perda do poder aquisitivo, e os preços dos bens e serviços ficam em constante elevação que são percebidos indo ao supermercado ou ao shopping, nos assustamos ao notar que certos produtos tiveram um expressivo aumento de preço. O mesmo acontece, quando chegam às contas dos serviços públicos, como água, luz e telefone.

1.4 Durante o processo inflacionário, os preços dos bens e serviços produzidos no país estão em constante elevação e, inversamente, os preços dos produtos estrangeiros (em uma economia sem inflação) tendem a ficarem mais baratos em curto prazo. Desta forma, pode ocorrer aumento das importações, provocando déficit na balança comercial e efeitos muito mais graves sobre a distribuição de renda e o bem-estar social da população (com a perda do poder aquisitivo, efeitos sobre as expectativas de investimento dos empresários e sobre o balanço de pagamentos).

1.5 Se as indústrias responsáveis por maior volume de emprego estiverem em situação monopolista ou oligopolista, o efeito inflacionário dos acréscimos salariais que excedam os ganhos de produtividade será mais rápido, comparativamente com situações em que as indústrias que absorvem a maior parcela da força ativa de trabalho estiverem inseridas em mercados mais competitivos.

1.6 Os índices têm como propósito medir o quanto as famílias, nos diversos extratos sociais, gastam com aluguel, vestuário, alimentos, saúde, transporte, educação, lazer, comunicações e outras despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com