TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a economia e quais são os conceitos básicos?

Tese: Qual é a economia e quais são os conceitos básicos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Tese  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Passo 1 (Individual)

O que é Economia e quais são seus principais conceitos?

Economia é a ciência que estuda as condições de como a sociedade utiliza os recursos para produzir bens, estuda processos de consumo de bens, de produção e distribuição. Seus principais conceitos são: Atividade econômica; Bem; Distribuição; Necessidades; Produção; Utilidades; Firma ou empresa; Recursos econômicos (também chamados de fatores de produção ou “imputs”); Consumo e consumidor.

Passo 2 (Individual)

Definir os principais problemas econômicos e os principais sistemas econômicos.

Os principais problemas econômicos são:

Para quem produzir: é para quem será direcionado os bens econômicos produzidos. O público-alvo.

Como será produzido: São os fatores de produção, o produtor deve analisar as formas eficazes e os menores custos para se produzir tal produto.

Quanto produzir e o quê: Isso leva uma analise de mercado, pois se deve estudar o interesse da sociedade e quanto ela consome.

Os principais sistemas econômicos, de elementos básicos são: Estoques de recursos produtivos ou Fatores de produção (terra, tecnologia, capital e recursos naturais); Complexo de unidades de produção, (empresas); Conjunto de Instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais.

A classificação dos sistemas econômicos é da seguinte forma: Sistema capitalista ou economia de mercado e sistema socialista ou economia centralizada.

Passo 3 (Individual)

Conceituar de forma clara e concisa, o Mercantilismo e a Fisiocracia.

Conceitua-se Mercantilismo em um sistema político, que se iniciou na Europa no século XVI, que tem como princípios metalismo, balança comercial favorável e sistema colonial.

A Fisiocracia nasceu após o Mercantilismo. Para os Fisiocratas, a única fonte de riqueza era a terra, tinham como visão o capitalismo agrário.

ETAPA 2

Passo 1(Individual)

Pesquisar sobre o conceito de Microeconomia.

Microeconomia, ou também conhecido como teoria dos preços, estuda a composição dos preços de mercado e seus fatores de produção. Analisa a forma como a empresa e o consumidor decidem qual o melhor preço e a melhor quantidade para determinado bem ou serviço.

Passo 2 (Individual)

Pesquisar sobre o que é demanda, oferta, estrutura de mercado e equilíbrio de mercado, pontuando os principais aspectos, positivos e negativos, de cada um deles.

Demanda ou procura, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com