TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões sobre a teoria econômica

Ensaio: Respostas às questões sobre a teoria econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Ensaio  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

AULA 1- ECONOMIA

1- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

R: Os Mercantilistas acreditavam que para um pais ser rico ele deveria exportar o maximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta epoca as transações entre paises eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros paises.

Os fisiocratas acreditavam que o unico meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades nao agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (materia-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de materia prima.

2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?

R: Adam Smith - Que defendia a desregulação. O estado deveria ser restrito a tres funções principais, quais sejam: 1 Defesa da Nação. 2 - Garantir Justiça e Segurança. 3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.

Principais Idéias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.

3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor

R: O Princípio das Vantagens Comparativas sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Esta será, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes, a partir da qual se concretiza o processo de troca entre eles. A Teoria das Vantagens Comparativas foi formulada por David Ricardo em 1817. No exemplo construído por esse autor, existem dois países (Inglaterra e Portugal), dois produtos (tecidos e vinho) e apenas um fator de produção (mão-de-obra).

4- Qual a diferença entre a lei de Say e o principio Kenysianismo da demanda efetiva?

R: Say (1768-1832), com a Lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda, pois a dinâmica econômica se dá sob a ordem da produção: tudo que for produzido gerará uma demanda suficiente para absorver estes produtos. A aceleração da produção irá dinamizar o processo de troca. Ao gerar mais produtos emprega mais pessoas, aumentando o nível e renda da população e com isto o consumo aumenta (ciclo virtuoso do processo de geração de renda e de emprego).

Keynes (1883-1946) diz que o papel do Estado é fundamental para a regulação da lógica de mercado, pois cabe a ele o controle da lógica de mercado e tem um papel ativo na economia, tanto como produtor quanto como consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com