TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões sobre a teoria econômica

Ensaio: Respostas às questões sobre a teoria econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Ensaio  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 8

1. O que é Demanda?

Resposta: Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

2. Defina Lei Geral da Demanda?

Resposta: É a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

3. Explique Curva de Oferta?

Resposta: A curva da oferta consiste na representação gráfica da função oferta a qual, por sua vez, é a expressão algébrica da relação entre o preço e a quantidade oferecida de determinado bem. Dado que esta relação é positiva, a curva da oferta tem, necessariamente, inclinação positiva, o que significa que quanto mais elevado for o preço do bem, maior será a quantidade que os produtores querem produzir e vender no mercado. No exemplo abaixo, um aumento do preço (P) de p0 para p1 originou um aumento da quantidade oferecida (Q) de q0 para q1.

4. Como se preocupa a teoria da Produção?

Resposta: Produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:

• Estratégia de produção, as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo.

• Projeto de produtos e serviços, criação e melhora de produtos e serviços.

• Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.

• Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta.

• Ergonomia

• Estudo de tempos e movimentos

• Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento.

• Planejamento e controle de projetos

5. Qual o conceito básico de Produção?

Resposta: Em economia, produção é um processo que consiste na combinação dos fatores de produção com a finalidade de satisfazer necessidades humanas, em termos de bens ou serviços, - é a atividade de transformação (processo) de matéria-prima em utilidades

necessárias ao consumidor.

A. Nenhuma organização sobrevive, a menos que produza alguma coisa que as

pessoas necessitem, ao preço que elas estão dispostas a pagar.

B. Cada organização define o seu modelo sistêmico, pois este depende do produto a

ser comercializado e da capacidade de produção.

ENTRADA PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SAÍDA

Tecnologia I

Força de Trabalho I Produtos

Capital I Serviços

Necessidades de Mercado Monitoração da Saída Novas Tecnologias

Ajuste de Preço

Ajuste de Entrada

6. Defina Teoria da Produção?

Resposta: É o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. É importante ressaltar que o conceito de produção não se refere apenas aos bens físicos e materiais, mas também a serviços, como transportes, atividades financeiras, comércio e outras atividades.

7. Características da Estrutura de Mercado?

Resposta: Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Como resultado, a forma como os preços são determinados varia de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado:

i) Concorrência perfeita

ii) Monopólio

iii) Oligopólio

iv) Concorrência monopolística.

8. Defina Concorrência Perfeita?

Resposta: É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado O preço de equilibro é determinado pela interação entre oferta e procura, sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas existentes nesse mercado concorrencial. As principais características de um mercado de concorrência perfeita, são: grande números de empresas ofertando produtos substituíveis; inexistência de economia de escala (produção em larga escala); nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições - quem dita a regra é a lei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com