TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços – Um Setor em Ebulição

Projeto de pesquisa: Serviços – Um Setor em Ebulição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.406 Palavras (18 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

Introdução 3

Resumos 4

Resumo: Serviços – Um Setor em Ebulição 4

Resumo: Analista Setorial Varejo 4

Resumo Livro: Empresas são empresas 5

Roteiro da Pesquisa 8

Conclusão 18

Bibliográfica 19

Introdução

A finalidade deste trabalho é extinguir as dúvidas sobre visão de empresa, e desenvolver o conhecimento de forma prática e no final conseguir ter a visão do todo. Para isso será abordado a introdução da teoria da empresa, em ricos detalhes. Será apresentada uma entrevista com uma empresa real para fazer a ponte entre a teoria e a prática. Foi selecionado a empresa Dinamo TI, e com bases nas informações colhidas pela empresa vs informações teóricas, será possível enxergar a empresa de uma forma global.

Resumo: Serviços – Um Setor em Ebulição

O setor de serviços na só é bastante fotogênico como também desconhecido. Poucos são os estudos que se debruçam sobre o tema. Para ajudar a preencher essa lacuna, o instituto de pesquisa aplicada (IPEA) começou em outubro deste ano a infra-estrutura e dinâmica do setor de serviços no Brasil, que apresenta uma radiografia das cerca de 900 mil empresas do setor.

O crescimento de certos segmentos de alta performance tecnológica no setor de serviços, como os de tecnologia da informação ou consultorias técnicas, apresenta trocas de inovação extremamente elevadas mesmo quando comparados aos setores mais inovadores da indústria.

As empresas intensivas em conhecimentos são importantes para o próprio setor de serviços e para outros segmentos por que geram mão-de-obra qualificada.

Há uma relação entre contratação dessas empresas. O pesquisador do centro brasileiro de análise e planejamento. Segundo o IPEA firmas de serviços contratam empresas intensivas que tem mais probabilidade de inovação para o mercado, a margem é de até dezenove pontos percentuais sobre as que não contratam dependendo do setor. O mesmo acontece com as empresas de gestão.

As empresas que prestam serviços de baixo valor agregado ligados a internet, como criação e manutenção de banco de dados de processamento, suporte e terceirização.

Empresas com sede em Brasília e futuramente anual de 500 milhões de reais, cerca de 6 mil funcionários espalhados pelas 20 unidades no Brasil além de subsidiárias no Brasil e no Japão que oferece serviços de integração de sistemas, de desenvolvimento de software, biometria, entre outros.

O setor de serviços no Brasil é mais concentrado do que a indústria: dos 5.507 empresários brasileiros, apenas 139 respondem por 90% da massa salarial e do valor agregado gerado pelo terciário.

O desequilíbrio é enorme. Somente a região sudeste responde por 70,76% dos salários pagos pelo setor no país, sendo que na região metropolitana de São Paulo estão 34,7%, já a concentração da indústria é menor, pois essas mesmas cidades representam 65% do valor agregado gerado pelo setor industrial.

Resumo: Analista Setorial Varejo

O setor de varejo no Brasil apresenta profundas transformações nos últimos anos em decorrência do desenvolvimento de um leque de estratégias competitivas e do aumento de sua abrangência em nível nacional. O grande potencial de expansão da atividade atraiu a entrada de participantes externos da atividade o que gerou e proporcionou a adoção de conceitos mais modernos de operacionalidade. Simultaneamente o processo de internacionalização, o segmento apresenta um movimento de conciliação liderado pelos médios e grandes varejistas, principalmente da área de alimentos, dado que o varejo brasileiro é continental e ainda fragmento atualmente, a atividade vem se beneficiando diretamente dos avanços experimentados nos níveis de renda de emprego da população e da inserção econômica de novos e potenciais consumidores que ampliam e ao mesmo tempo sofisticam os diversos segmentos.

As recentes alterações no cenário internacional suscitam novas questões que envolvem desde a superação do momento atual, apoiado nos ajustes efetuados por governos sociais com abrangência global, até a restauração dos mercados de credito e de consumo. Em nível mundial, o processo de ajuste a nova configuração envolveu todas as atividades produtivas, alcançando os níveis de emprego e renda dos consumidores finais. A gradual retomada do crescimento depende da eficácia das medidas adotadas, o que acaba por levar a uma reavaliação da rentabilidade das corporações como um todo.

As Empresas

As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram. As empresas de hoje são diferentes das de ontem e, provavelmente, amanhã e no futuro distantes serão ainda mais diferentes.

Resumo Livro: Empresas são empresas

Cada uma delas tem seus encantos, peculiaridades e características próprias; cada qual, sua personalidade própria; todos os quais suas competências; cada qual, sua cultura. Ainda não sabemos clonar empresas. Elas são especiais. É preciso conhecê-las, entende-las, interpretá-las.

Na moderna sociedade em que vivemos, quase todo o processo é realizado dentro de uma organização. Uma das razões que explicam a enorme variedade e densidade de organizações no mundo atual é o fato de a organização ser o mais eficiente meio de satisfazer um grande número de necessidades humanas. As organizações surgem dessa necessidade primaria de cooperação. Toda organização é composta de duas ou mais pessoas que interagem entre si, por intermédio de relações reciprocas, para atingir objetivos comuns.

Existem três razões fundamentais que explicam a existência das organizações:

1. Razões sócias: As pessoas são seres gregários que necessitam de relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com