TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor de bebidas

Pesquisas Acadêmicas: Setor de bebidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.755 Palavras (28 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 28

1 - Setor de bebidas

O setor de bebidas no Brasil cresce gradativamente ano a ano, graças ao crescimento do poder de compra do consumidor, existe uma estimativa de que o consumo médio de alimentos por pessoa, seja em torno de 730 litros por ano, e o total do consumo dentre as categorias do setor seja cerca de 246 litros por ano, sendo que a diferença corresponde ao consumo de água. O setor de bebidas é dividido nas seguintes categorias:

I – Água envasada: Potável, Mineral, Mineralizada.

II- Bebidas tradicionais: Café, Chá, Chocolate.

III - Bebidas não alcoólicas: Refrigerante, Sucos, Bebidas de soja, energéticos.

IV – Bebidas alcoólicas: Cervejas, Vinhos, Destilados.

De acordo com pesquisa realizada pela Nielsen, de janeiro á agosto de 2011 o mercado de bebidas teve um avanço de 1,5%, abaixo dos 9,8% obtidos no mesmo período do ano anterior, já as bebidas não alcoólicas vendidas subiram de 51,6% para 53,2%. O maior consumo de refrigerantes ocorre aos finais de semana nas residências e essa compra geralmente é feita no supermercado e normalmente a embalagem é a pet 2 litros, já para o consumo diário preferem as embalagens de 350 ml e 250 ml. No Brasil os refrigerantes mais vendidos são os de sabor cola (50,90%), guaraná (24,5%), demais sabores juntos representam (24,6%) e os refrigerantes diet. e light (8,5%). Pesquisas de campo, mostraram que a cada R$ 3,00 gastos em bebidas, R$ 2,00 são destinados a bebidas não alcoólicas.

O mercado de sucos prontos para beber, movimenta cerca de 250 milhões de litros por ano. Com a diminuição no consumo de refrigerantes, uma forte tendência do setor é a diversificação de sabores e tipos de bebidas, os consumidores exigem cada vez mais produtos originais, práticos e saudáveis. Bebidas a base de soja, chá pronto para beber, mistura de sabores e as linhas diet. e light ganham progressivamente participação de mercado, e este crescimento está diretamente ligado a uma melhor distribuição de renda, outro seguimento que tem crescido consideravelmente é o de hidratação, além das águas minerais, o setor tem lançado vários produtos como água saborizada, água de coco, hidrotônicos e isotônicos.

No seguimento de bebidas, segundo a Associação Brasileira de Bebidas ABRAPE, o mercado brasileiro de cervejas representa cerca de 90% do mercado de bebidas alcoólicas e seu mercado consumidor é composto em sua maioria pela população jovem e de baixo poder aquisitivo, as mulheres respondem por 1/3 do consumo de cervejas no Brasil, já as classes C, D, são responsáveis por mais de 70% do consumo total, as cervejas artesanais também estão conseguindo aumentar sua participação no mercado. O mercado brasileiro de cervejas é muito competitivo, as indústrias buscam o aumento de sua participação de mercado a todo o momento, seja com campanhas publicitárias que buscam conquistar principalmente o público jovem ou pelo lançamento constante de novas embalagens. A participação de mercado é dividida da seguinte forma: Regionais (2,9%), Petrópolis/Itaipava (5,3%), Cintra (1,5%), Schincariol (12,2%), Molsen/Kaiser-Heineken (8,7%) e AmBev/Skol, Brahma e Antártica (69,4%).

Outros produtos que contribuíram para o crescimento do setor de bebidas alcoólicas foram os vinhos que passam cada dia mais fazer parte do dia a dia do consumidor, os uísques, runs e vodkas, algumas bebidas destiladas acabam impulsionando a venda de algumas bebidas não alcoólicas, alguns exemplos são a mistura de uísque ou vodka com energéticos e mais recentemente o Big Apple com Schweppers.

Dentre os fatores que podem influenciar o mercado de bebidas, destaca-se a economia da região, pois onde existe uma melhor distribuição de renda aumenta-se o consumo, as políticas tributárias que ultimamente tem aumentado as alíquotas de impostos sobre os produtos e a sazonalidade, que são períodos do ano onde aumenta significativamente a venda de bebidas, o mês de dezembro chega a vender praticamente o dobro do mês de julho, esta variação ocorre também dentro de um mesmo mês onde a última semana vende 34% e a primeira vende 18%, a sexta-feira vende bem mais que a segunda-feira.

O mercado de bebidas alcançou um crescimento tão expressivo ao longo dos anos que as mudanças são vistas nos supermercados, que antigamente destinavam poucas prateleiras para exposição de bebidas e atualmente destinam grandes espaços para estes produtos, dando espaço para produtos mais elaborados e importados, dedicando áreas exclusivas para vinhos, expondo os produtos em pontos extras nos setores de maior circulação de consumidores (zonas quentes) e em locais que possam induzir o consumo por impulso, exemplos como a cerveja próxima ao açougue, sucos próximos ao setor de padaria e os de hidratação no hortifruti.

O setor de bebidas se torna muito rentável pelo alto giro de seus produtos, que em alguns casos mesmo tendo em seus produtos, principalmente cerveja a refrigerante uma margem de lucro reduzida, geram um bom lucro bruto, pois essas margens são compensadas nos produtos de menor giro.

2 - Formação de custos

Conhecer o custo do produto é de extrema importância, pois o custo é a principal informação para determinar o preço de venda do produto. Para calcular o preço de custo do produto não basta pegar o preço da nota fiscal e acrescentar impostos, deve ser levado em consideração algumas despesas. Os custos envolvidos para a produção de um produto ou serviço compreenderá dos seguintes itens:

 Custo Direto Variável: Valor investido na aquisição da mercadoria.

 Custos Fixos: São os custos que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção, independem do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura, que são: Limpeza e Conservação Mão-de-obra indireta, Constas do telefone da fábrica, Depreciação das máquinas da produção, Aluguel do prédio utilizado para produção da fábrica, Aluguéis de Equipamentos, Salários da Administração, Segurança e Vigilância.

 Custos Variáveis: São os custos que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividade. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período, são eles: Matéria prima, Insumos Diretos, Embalagens, Comissão de Vendas, Impostos Diretos de Venda (ICMS / SIMPLES /

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com