TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Natura

Resenha: Sustentabilidade Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

As ações para não causar impactos em relação ao meio natural, condicionou o homem a enfrentar desafios sem precedentes no que se refere à capacidade ilimitada em sustentar o atual nível de consumo material e as atividades econômicas, juntamente com o crescimento populacional, causando conseqüências desastrosas ao meio ambiente. Tais pressões exercidas no meio ambiente têm origem nas cidades. O resultado das atividades no meio natural, impactam o meio ambiente, e, de forma geral, não exercem a função de sustentar uma sociedade em equilíbrio com a natureza. Elas se sustentam apropriando-se de áreas muitas vezes maiores à sua área urbana para obterem os recursos, produzindo grande pressão sobre os estoques de capital natural.

Análises sugerem que as áreas urbanas, com um pouco mais da metade da população mundial, são responsáveis por 80% das emissões de carbono e 60% do consumo de água. As cidades não ocupam uma área tão grande da paisagem terrestre, mas consomem 75% dos seus recursos. As cidades podem ser consideradas como “pontos quentes”, pois mesmo as áreas pouco habitadas podem ser bastante afetadas por cidades distantes, porque daquelas vêm os minerais, água, alimento, entre outras necessidades urbanas, e os rios e ventos podem levar os poluentes para muito longe.

A rápida expansão urbana, durante o último meio-século, mudou a Terra mais do que, provavelmente, qualquer outro resultado da atividade humana em toda a história. Os habitantes do planeta esqueceram-se da sua profunda dependência com a natureza. As mudanças causadas têm agido de forma negativa, causando a poluição do ar, da água e do solo; a perda de terras férteis e de cobertura vegetal; comprometendo a capacidade da natureza em regenerar-se.

Cabe as empresas o exemplo de diminuir esses impactos ambientais e gerar projetos de sustentabilidade.A empresa pioneira em sustentabilidade no Brasil é a Natura que tem o seguinte projeto:

Para contribuir com o desenvolvimento do País, a empresa mantém relações comerciais com 36 comunidades para adquirir os insumos naturais que utiliza em seus produtos a fim de influenciar diretamente o desenvolvimento econômico e social dessas populações. Em 2012, esses acordos comerciais movimentaram R$ 12 milhões, volume 12% superior a 2011.

 

A empresa acredita que o trabalho pode inspirar as pessoas da rede – colaboradores, consultores, consumidores, fornecedores, acionistas, além da imprensa, organizações da sociedade civil e órgãos públicos -  a se autodesenvolverem e adquirirem cada vez mais uma consciência socioambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com