TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Brasil Natura

Projeto de pesquisa: Sustentabilidade Brasil Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

No Brasil a empresa Natura é líder no setor de cosméticos, e foi considerada este ano a 2ª empresa mais sustentável do mundo, neste trabalho estarei contando um pouco sobre a empresa. A maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza oferece aos consumidores o refil de produtos para a reposição. Utilizando a tecnologia verde, a equipe de cientistas e especialistas da Natura produziu refis que tem em sua composição o etanol da cana-de-açúcar como elemento principal, o resultado é chamado de Plástico Verde.

Desenvolvimento

A Natura foi uma das primeiras a tomar iniciativas em prol da sustentabilidade, isso teve início em 1983, quando ela começou a oferecer seus produtos em refis, é uma empresa muito preocupada com a natureza e o meio ambiente em geral. Outro exemplo do uso da tecnologia verde, além do refil, é a substituição do álcool tradicional pela versão orgânica em toda a linha de perfumaria. Sem alterar fragrância, textura, fixação ou qualidade dos produtos. Assim como o refil, o álcool vegetal é produzido a partir da cana-de-açúcar, e outras matérias-primas de origem vegetal provenientes de fontes renováveis, a escolha é positiva tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente e os trabalhadores rurais.

O Plástico Verde totalmente reciclável, o plástico verde não compromete as reservas minerais esgotáveis do planeta, ao contrário dos materiais de origem petroquímica, pois a cana tem o melhor índice de redução de emissões de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global.

As embalagens originais de produtos da Natura podem ser reutilizadas por, no mínimo, cinco vezes, antes de serem descartadas. Além da preocupação ambiental, outro fator atraente do refil diz respeito à economia. Isto é, o preço do produto no refil é em média 20% mais barato que o produto regular.

A opção pelo uso do Plástico Verde é parte da campanha Carbono Neutro da Natura, que visa reduzir as emissões de carbono tanto dos produtos quanto da cadeia de produção, por meio da utilização de materiais sustentáveis, renováveis e do aumento da reciclabilidade dos recipientes.

Natura promove várias ações sustentáveis entre elas são:

• Informar em todos os produtos qual foi o impacto ambiental para ser produzido o mesmo;

• A Natura certifica transportadoras que controlam a emissão de gases de efeito estufa;

• Utiliza água de reuso para irrigação de jardins, por exemplo;

• Utilizam equipamentos de energia solar, para aquecimento da água dos restaurantes e vestiários da fábrica em Cajamar;

• A Natura trabalha para substituir todas as matérias-primas de origem animal, mineral ou sintética por matéria-prima de origem vegetal, pois são fontes renováveis. Um exemplo disso é o óleo derivado do petróleo que foi substituído pelo óleo de palma

• A natura recicla cerca de 250 toneladas por ano de papel descartado pela sociedade, para utilização na fabricação dos cartuchos que embalam os produtos da linha Ekos;

A Natura criou a linha Natura Ekos, onde é utilizado para sua fabricação cerca de 20% a 50% de óleo da biodiversidade brasileira, ela aproveita essa biodiversidade e também faz sua parte cuidando para manter a floresta em pé. A Natura tem parcerias com comunidades, ONGS, órgãos do governo e empresas especializadas no assunto para que a extração dos produtos ocorra da melhor maneira possível e sempre preocupada em extrair e cultivar de forma sustentável, como a plantação orgânica. Entre os produtos da linha Ekos, estão os sabonetes de cacau e maracujá. O cacau utilizado nos sabonetes vem de plantação orgânica, já o maracujá vem do reaproveitamento de resíduos da fabricação de sucos.

Como funcionam as ações da empresa

A Natura define os seguintes itens como prioritários

Educação

Crer pra Ver

Existe uma linha de produtos da empresa com a marca Crer pra Ver. O lucro obtido com a comercialização dos produtos é destinado para projetos de melhoria da educação no país.

Instituto Natura

O Instituto Natura nasceu em 2010 para contribuir com o desenvolvimento da educação no Brasil. Tanto dentro quanto fora da escola, são desenvolvidas ações em parcerias com órgãos do governo, outras fundações e a comunidades escolares. Como a Natura já possuía alguns projetos sociais voltados a educação, todos eles passaram a ser vinculados ao instituto Natura.

Listamos abaixo alguns dos projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Trilhas de leituras: O projeto foi desenvolvido em parceria com o CEDAC, comunidade educativa. São desenvolvidos e distribuídos materiais que auxiliam na educação de crianças por todo o Brasil. São atendidas escolas de capitais e grandes cidades. Já foram beneficiados 3 milhões de alunos da rede pública.

Projeto Chapada: Profissionais de diversas áreas da sociedade iniciaram o projeto em 1997, que é desenvolvido na Chapada Diamantina – Bahia. O projeto consiste em promover cursos de extensão para professores e outros profissionais envolvidos com educação nas 22 cidades que fazem parte do projeto. Existe também a participação de toda comunidade para definir os rumos da educação na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com