TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAXA DE JUROS

Por:   •  4/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Diante do texto apresentado os argumentos para um aumento das taxas de juros foram, a inadimplência, devido à expansão do credito que causou o endividamento da população e empresas, a alta do dólar, que teve o maior valor em dez anos fechando a 2,77 reais, moeda esta considerada segura, que estando em alta eleva os preços de produtos e insumos importados no Brasil pressionando a inflação e também a piora nas contas públicas, devido aos gastos públicos acima do crescimento da economia tendo com isso um déficit nominal pressionando também a inflação.

A politica de aumento dos juros é extremamente eficaz e rápida para o controle da inflação, todavia pune todos os setores da sociedade, tanto os setores que estavam gerando inflação, quanto os que não estavam. A desvalorização da moeda prejudica a economia, pois com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor, como os salários dos consumidores não sofrem tantos reajustes constantes como os produtos, o poder de compra da população diminui, os consumidores passam a precisar mais de dinheiro para comprar exatamente a mesma quantidade de produtos. Para tentar controlar a inflação, o país aumenta a taxa de juros, com os juros elevados, o consumo diminui, forçando os preços a caírem, com isto as consequências dos juros altos desestimula os negócios que precisam de investimentos e financiamentos. Com as empresas tendo que cortar custos para sobreviver em um ambiente de inflação alta e fraca demanda, a taxa de desemprego tende a aumentar. A política de elevação de juros derruba a inflação, entretanto condena a economia a um estado de semi - resfriamento permanente com altas taxas de desemprego e baixas taxas de investimento.

Para manter o nível de inflação esperado, o governo faz uso da política monetária, por meio da taxa básica de juros, a SELIC que é a média de juros que o governo paga por empréstimos tomados dos bancos influenciando os juros de todas as operações na economia. Quando a SELIC aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo porque ele paga bem, pois para os consumidores o crédito fica caro já que há menos dinheiro disponível, menos procura por produtos e serviços à venda, se a demanda é menor, os preços caem isso reflete na queda da inflação. Segundo a lei da oferta e da procura, quanto maior a demanda por um determinado produto mais elevado é seu preço, do contrário, se uma mercadoria ou serviço não forem tão procurados, o preço tende a cair para atrair mais compradores. A taxa de juro é definida pelo Comitê de Politica Monetária (COPOM), um órgão do Banco Central, em reuniões que ocorrem a cada 45 dias em Brasília, deste encontro participam o presidente do Banco Central e diretores de politica monetária e econômica da instituição.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com