TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

           

Terceirização

        Estudei a empresa em que já trabalhei. Ela fabrica remédios de qualidade há mais de 10 anos e alguns de seus setores são terceirizados, como almoxarifado, limpeza, manutenção de alguns setores da empresa, transporte de funcionários, fabricação de alguns remédios,  restaurante, etc.  Outros ainda não foram, mas estão estudando a possibilidade. Falarei de alguns deles, pois são muitos os setores terceirizados.

        Um destes  terceirizados é a parte de logística e almoxarifado, e como vantagem podemos descrever o custo mais baixo em relação aos gostos com funcionários que tinham na época em que este setor fazia parte da empresa.

        Por outro lado podemos dizer que ao fazer isso a empresa assume um risco onde os funcionários terceirizados não terão o mesmo empenho que os funcionários da empresa, visto que uma empresa de terceirização para obter um contrato de prestação de serviços dentro de uma determinada organização tem que apresentar um valor baixo para convencer a empresa de que contratando seus serviços irão economizar, e para esse valor ser baixo quem vai pagar por isso é o colaborador que terá seu salário não compatível com o dos funcionários da empresa em que estarão trabalhando, plano médico de qualidade e outros benefícios que uma empresa de grande porte pode oferecer, fazendo assim com que o fluxo de troca de funcionários seja grande e que novos colaboradores que forem entrar nos lugares de quem saiu terá que ser treinado ou se adaptar a rotina  empresa em questão.

        Porém, a terceirização é um meio eficaz de economizar, visto que você contratando um serviço ele terá que ser entregue, independente de  fatos ocorridos.

        Outro exemplo de terceirização dentro desta organização é a fabricação de alguns remédios considerados de alto valor.

        O ponto forte desta terceirização é que não haverá desperdícios durante sua fabricação, visto que o valor gasto com esse processo é alto, e todo o processo tem suas perdas, isso é inevitável.  Já este processo terceirizado isso não ocorrerá, de certa forma, já que a empresa pagou para receber uma quantidade e receberá, independente de problemas com maquinário, falta de colaboradores, desperdícios, etc. Como ponto fraco acredito que seja na parte de qualidade, já que você não tem como saber se realmente estão usando matérias primas de qualidade para a formação do medicamento, se estarão sendo seguidas regras de higiene para a fabricação do mesmo, e será o nome da empresa que estará estampado na caixa do remédio se der qualquer tipo de problema no mercado.

        Hoje em dia a terceirização veio como recurso efetivo de baixar os custos para as grandes empresas, gerando mais empregos, porém com salários e benefícios menores.

        Outro setor terceirizado dentro desta organização é o de alimentação, onde tem como vantagem não se preocupar com a quantidade de comida a ser comprada, se todos comerão satisfatoriamente, se haverá esperdícios ao final, trazendo assim conforto e praticidade para a empresa, já que a terceirizada terá a obrigação de arcar com todas estas obrigações. Já como desvantagem não vejo nenhuma, visto que este é um setor onde há grandes desperdícios e uma enorme dor de cabeça em relação à alimentar várias pessoas com vários gostos diferentes, onde nunca irão agradar a todos e receber muitas criticas por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com