TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Prático Final Gestão Exponencial Pequenas e Médias 

Por:   •  19/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

Trabalho Prático Final

Gestão Exponencial Pequenas e Médias Empresas

Nome do(a) Aluno(a)

Título do Trabalho

Coordenação:

Dr. Almir Ferreira de Sousa

Dr. Adelino De Bortoli Neto

Orientação:

Msc. Daniela Fontana

[pic 3]

[pic 4]

SUMÁRIO

1.        ROTEIRO COM INSTRUÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PRÁTICO FINAL        2

2.        Identificação de um problema ou situação operacional (Anexo A)        5

3.        Proposta de solução para o Problema organizacional (Anexo B)        9

4.        Percepções pessoais ou do grupo de trabalho (Anexo C)        13

5.        DECLARAÇÃO DE AUTORIA (ANEXO D)        14

 

        

  1. ROTEIRO COM INSTRUÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PRÁTICO FINAL

Encontram-se, a seguir, as diretrizes para desenvolvimento do Trabalho Prático Final (TPF), pelos alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Gestão Exponencial” da FIA ONLINE.

  1. Propósito do TPF

O propósito do TPF é permitir aos alunos a oportunidade de aferir e demonstrar seu aprendizado, por intermédio da aplicabilidade dos conceitos estudados no curso. Aplicabilidade no mundo empresarial ou no terceiro setor, desejavelmente no ambiente das empresas ou organizações estudadas.

O TPF é requisito para obter a certificação do curso. Não basta o aluno ser aprovado em todas as disciplinas, deve ser aprovado no TPF também. A nota mínima para ser aprovado no TPF é 7.

Os melhores trabalhos poderão servir de modelo para os colegas das próximas turmas, como contribuição para a comunidade acadêmica e para outros empresários. Em caso de sigilo das informações, basta informar no TPF que não poderá ser divulgado ou usar nome da empresa fictício.

A expectativa é de que os alunos tenham entendido os conceitos trabalhados e exemplificados em videoaulas, painéis ao vivo, podclasses e demais objetos de aprendizagem das disciplinas, estando em condições de desenvolver as atividades mencionadas a seguir.

  1. Atividade I - Identificação de um problema organizacional

Os alunos identificarão um problema, um desafio ou uma situação organizacional que esteja comprometendo o crescimento ou ameaçando a sobrevivência da empresa escolhida para desenvolver este TPF. Como gestores ou como proprietários da empresa da qual tenham conhecimento suficiente para tal.  Esta situação organizacional, que chamaremos de “diagnóstico”, será desenvolvida com base no roteiro que se encontra no Anexo A.

  1. Atividade II – Identificação de alternativas e proposta de um projeto de aperfeiçoamento organizacional

Com base nos conteúdos estudados no curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Gestão Exponencial” e em suas experiências, os alunos devem procurar identificar alternativas para encaminhar propostas de ações corretivas para a solução dos problemas ou situações organizacionais diagnosticadas no Anexo A.

Deverão, também, estruturar um projeto preliminar com o propósito de produzir o aperfeiçoamento organizacional, levando em conta o principal problema ou situação organizacional real ou iminente [situação crítica nº 1]. Esta atividade será desenvolvida com base no roteiro   disponibilizado no Anexo B.

  1. Considerações Finais

Nesta fase do trabalho, os alunos estarão diante de quatro planos de percepções que foram ativados (ou reativados) com o acompanhamento do curso e com o desenvolvimento das atividades anteriores:

  1. Percepção de um problema/situação organizacional real ou iminente no Anexo A;
  2. Percepção de um conjunto de conteúdos estudados, exercitados e aprendidos no curso “Gestão Exponencial” da FIA ONLINE no Anexo A;
  3. Avaliação e afirmação das respectivas experiências como empreendedores e/ou como gestores;
  4. Oportunidade para demonstrar a aplicabilidade de conceitos e experiências na empresa estudada.

A missão dos alunos, nesta etapa final do TPF, é produzir uma síntese de suas percepções ao longo dessa jornada, que esperamos tenha sido muito proveitosa (Anexo C).

  1. Regras e apoio para o desenvolvimento do TPF

O trabalho será desenvolvido individualmente ou grupos de até 3 alunos, todavia é esperado que os alunos compartilhem experiências profissionais e aprendizados dos conteúdos estudados no curso.

Este TPF será desenvolvido em etapas as quais estão listadas no Cronograma de Desenvolvimento, um dos arquivos da disciplina de TPF.

As entregas deverão ser realizadas por todos os alunos autores (para trabalhos em equipe: todos os alunos deverão fazer o upload no Campus Digital) fazendo o “upload” da etapa referente ao TPF até a data limite estipulada no Cronograma para Desenvolvimento no Campus Digital (aba TPF).

Recomenda-se que o TPF seja feito em grupo, pois se trabalham as competências soft skills e ocorre a troca de experiências entres os alunos. Dicas para a operacionalização dos trabalhos em grupo: trocar os telefones, e-mails, fazer reuniões nas salas de aulas virtuais (via Zoom, sala de aula do WhatsApp, Skype, Google Meet...) e usar documento compartilhado entre o grupo.

Complementarmente a essa gravação, o(a) Professor(a) orientador(a) do ProCED, irá esclarecer eventuais dúvidas dos alunos durante o processo de orientação via Chat no Campus Digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (197.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com