TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL AVALIAÇÃO FINAL

Por:   •  30/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

 MBA em Gestão Empresarial

 Economia Empresarial

 Prof. Anderson Pellegrino

TRABALHO INDIVIDUAL – AVALIAÇÃO FINAL

1). Conforme estudamos, um ciclo econômico típico (modelo) é constituído por fases de crescimento econômico, estagnação, recessão e depressão. E é influenciado (trajetória econômica do país) por variáveis econômicas e extra econômicas domésticas (internas) e externas.

(a). Mapeie e apresente 02 variáveis internas e 02 externas que, na atualidade, possam gerar impactos significativos sobre o desempenho da economia brasileira no curto prazo. Argumente demonstrando a relação de causa e efeito entre as variáveis apontadas e a atividade econômica no país.

Variáveis internas:

  1. Reforma Tributária: O sistema de arrecadação de impostos brasileiro é muito complexo e ineficiente, acarretando em aumento da carga tributária, aumento de custos ao empreendedor, gera insegurança e prejudica o crescimento da economia. De acordo com um estudo do Doing Business, no Brasil há mais de 60 tributos federais, estaduais e municipais, uma empresa gasta, em média 2600 horas para pagar os impostos.
  2. Easy of doing business: O Brasil é um país onde temos muita dificuldade em abrir um novo negócio, segundo o estudo do Banco Mundial (Doing Business Report 2020) o Brasil está na posição 124 de um total de 190 países, sendo o número 1 o melhor para se abrir um negócio e o 190 o pior. Esta dificuldade afasta muitos investimentos, uma vez que uma empresa quando decide investir em um determinado mercado, está buscando um resultado rápido.

Variáveis Externas:

  1. Pandemias (Covid-19): o surgimento de pandemias abala toda a economia mundial, tornando praticamente impossível de se prever um cenário futuro com assertividade. Durante crises como esta cada país acaba reagindo de forma independente, muitas vezes e até dentro do próprio país, como no nosso caso, os estados e municípios tomam decisões diferentes que tornam a economia cada vez mais imprevisível. Dentro deste cenário é praticamente inviável uma organização fazer investimentos.
  2. Brexit: a saída do Reino Unido da União Europeia deverá afetar todas as relações econômicas entre estes países e a relação com outros países de fora como o Brasil por exemplo. Por um lado, isto pode ser bom para o Brasil, uma vez que o Reino Unido não terá mais o livre comércio com a União Europeia, nossos produtos podem ser mais vantajosos para eles.

(b). Considere que analistas do mercado financeiro recentemente manifestaram estimativas de mal desempenho para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020. Aponte e explique 02 ações no campo da política fiscal capazes de gerar um efeito anticíclico sobre o cenário atual, ou seja, capazes de amenizar sintomas mais graves de uma eventual crise econômica de curto prazo. Aponte e explique também eventuais limitações (dificuldades a serem enfrentadas) nas ações mencionadas, tendo em vista a atual realidade econômica brasileira.

Em momentos de recessão pode se adotar uma política fiscal expansionista visando estimular a economia.

  1. Aumento da despesa pública: Uma ação para fomentar este aquecimento da economia é através do aumento da despesa pública, com investimentos em infraestrutura, por exemplo. Isto gera empregos e movimenta uma grande cadeia produtiva em torno do investimento do governo, aquecendo também comércio e outros setores.
  2. Redução da Taxa Selic: a redução da taxa Selic normalmente faz com que o crédito fique mais barato, com isto muitas pessoas acabam aproveitando este momento para ampliar seus negócios, construir uma nova casa, reformar, trocar de carro, entre outros. Desta forma, temos um aquecimento da economia.

Por outro lado, estas medidas acabam elevando a inflação e é muito importante que o governo esteja atento a estas movimentações para conter a inflação através da redução das medidas citadas acima.

2). Recentemente o Banco Central optou em reduzir a Taxa Básica de Juros (SELIC) para o nível de 3,75%. Comente possíveis impactos dessa ação sobre o Consumo doméstico (C), sobre o Investimento produtivo (I) e sobre a Inflação. Utilize como base para sua resposta a leitura da última ata (link abaixo para download) do Comitê de Política Monetária do Banco Central, responsável por essa decisão (data de publicação 23/03/2020): https://www.bcb.gov.br/publicacoes/atascopom/18032020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com