TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Analise e Viabilidade de Projeto

Por:   •  20/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 14

CAPM - Capital Asset Pricing Model

APRENDENDO A CALCULAR O CAPM

ALUNO:

Introdução

CAPM

A sigla CAPM “Capital Asset Pricing Model”, que em português significa “Modelo de Precificação de Ativos de Capital”, é um método que analisa a relação entre o risco e o retorno que é esperado de um investimento. Este método é muito utilizado no setor de finanças para precificar títulos de risco e produzir retornos esperados para os ativos, determinando a taxa de retorno teórica mais apropriada para cada ativo em relação a uma carteira de investimentos. O modelo CAPM opera a partir do risco dos ativos e do custo de capital, ou seja, baseia-se nas distribuições de risco, retornos, fundamentos de mercado e em estimativas sobre o comportamento de investidores.

Para aplicarmos o modelo CAPM no Brasil, aonde uma série histórica de retorno do mercado de capital adequada é praticamente inexistente e devido ao baixo volume de negociação dos ativos adicionado a outros impasses de caráter institucional do mercado, são necessárias algumas adaptações para uma exata utilização do modelo. Uma alternativa que podemos aplicar seria utilizar como base o prêmio de risco para o mercado e o beta para ativos norte-americanos, somando-se o prêmio de risco-país.

A fórmula modificada para calcular o CAPM é:

Sendo:

Re = retorno esperado do investimento; Rf = taxa de juros livres de risco;

Bi = índice beta, que representa o risco associado ao investimento; E(Rm) = retorno esperado do mercado;

E(Rm)-Rf = prêmio de risco de mercado; Rb = risco-Brasil.

Dessa maneira, podemos concluir que o CAPM é um indicador que nos permite identificar o valor de um projeto e avaliar sua valorização quando seu risco e o valor do dinheiro no tempo são comparados a seu retorno esperado.

CALCULANDO O CAPM CONSIDERANDO O RISCO-BRASIL PARA O SETOR:

HEATHCARE INFORMATION AND TECHNOLOGY (INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA DE SAÚDE)

Levantando Dados

Para que possamos iniciar nosso cálculo do CAPM primeiramente iremos utilizar os dados publicados no site Damodaran Online. Este site foi criado pelo professor e pesquisador da universidade de Nova York-EUA, o indiano Aswath Damodaran, onde ele apresenta uma gama enorme de dados financeiros do mundo todo, inclusive do Brasil, que irão nos ajudar neste cálculo. No seu navegador digite: www.damodaran.com, conforme figura abaixo:

Já no site do Damodaran, clique em “Data” (Dados, em português):

Agora iremos buscar dados correntes atuais do mercado. Para isso iremos selecionar o item 3 “Current Data”:

Como informado anteriormente, para calcular o CAPM iremos utilizar três conjuntos de dados base, sendo eles: os dados norte-americanos como o T-Bond e Standard & Poor1s 500 (S&P500), que representam respectivamente o Ativo Livre de Risco e o Retorno Médio Esperado do Mercado, além de buscar os dados de risco do Brasil e o beta de vários setores diferentes.

O primeiro conjunto de dados que iremos baixar será o Retorno Histórico de Ações e Títulos do Tesouro Norte-americanos. Para isso faça o download da tabela conforme mostra na figura abaixo:

Logo após, iremos fazer o download do segundo conjunto de dados, que se refere a tabela do Prêmio de Risco de Outros Mercados, conforme mostra na figura abaixo:

Por último, iremos fazer o download do terceiro conjunto de dados, que se refere a tabela de Betas por Setor referente ao mercado emergente, conforme mostra na figura abaixo:

Finalizado o processo acima, agora iremos localizar, no nosso computador, as três tabelas que realizamos o download para que possamos iniciar a elaboração da planilha de cálculo do CAPM.

Abra o Windows Explorer do seu computador e localize a pasta Downloads. Dê um clique sobre a pasta Downloads e aparecerá os arquivos baixados, conforme foto a seguir:

Elaborando a planilha de cálculo do CAPM

Agora com os dados necessários já baixados podemos dar início na elaboração da nossa planilha de cálculo do CAPM. O primeiro passo é abrir o Excel e criar uma planilha nomeando-a com o título “Planilha de Cálculo do CAPM”. Essa planilha deverá ser salva, porém deverá ser mantida aberta em seu computador.

Com a planilha de cálculo do CAPM aberta, vá até a pasta de downloads do Windows Explorer e abra a primeira planilha que você realizou o download (betaemerg.xls), conforme foto abaixo:

Com a planilha “betaemerg” aberta, acesse aba “Industry Averages”, conforme foto abaixo:

Com a aba “Industry Averages” selecionada dê um clique com o botão direito do mouse sobre ela e clique em “Mover ou Copiar...” conforme foto a seguir:

Feito isso, irá aparecer uma janela aonde deverá ser escolhida a planilha para a qual iremos copiar a aba. Clique na janela “Para pasta:” e selecione a planilha do cálculo do CAPM, conforme foto a seguir:

Selecionada a pasta, iremos agora definir para onde e como a aba será copiada para a planilha de destino. Clique em “(mover para o final)” e selecione a caixa “Criar uma cópia”, conforme foto abaixo:

Realizadas as seleções clique em OK e toda a aba selecionada será copiada para o final da planilha de destino. Em seguida feche a planilha “betaemerg” para facilitar na sequência do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com