TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Relato Da Análise Do Projeto Político Pedagógico

Por:   •  12/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  9.403 Palavras (38 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        10

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        12

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        14

7        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        16

8        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        18

9        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        20

10        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        22

11        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        24

12        RELATO DA OBSERVAÇÃO        26

13        PLANOS DE AULA        28

14        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        31

15        RELATO DA REGÊNCIA        32

16        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        34

CONSIDERAÇÕES FINAIS        35

REFERÊNCIAS        36

ANEXOS        8

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação, portanto este relatório refere-se ao estágio supervisionado no Ensino Fundamental I- anos iniciais, após contato com a direção, entrega da Carta de Apresentação e sua autorização, sendo realizado na Escola Municipal “José Gomes Vieira”, situada na Rua Oito, número 135, bairro: Santa Ruth, Cep: 35.901-073, Itabira/MG, e-mail: escolajosegomes@yahoo.com.br, por Glaucimar Coelho da Silva Felix, tendo como orientadora a Supervisora em Educação: Maria do Carmo Costa Alvarenga e a Diretora: Gêidila Andrade dos Santos Lopes, da turma do 1°ao 5° ano do Ensino Fundamental I, foi realizado no período 12 setembro de 2022 a 04 de outubro de 2022, no horário vespertino (13 às 17:00). O relatório que segue resulta na descrição das atividades e experiências adquiridas no espaço escolar.

            Na escola há oferta de Educação Especial, no Ensino Fundamental I- Anos Iniciais (1º ao 5º ano) com a média de 143 alunos e no Ensino Fundamental II- Anos Finais (6ᵒ ao 9ᵒ) com a média de 209 alunos.

O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através daquele o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia. [...]. É atividade teórica de conhecimento, fundamentação diálogo e intervenção na realidade                                                                                               (PIMENTA; LIMA. 2004, p. 44-45).

Dentre os objetivos do Estagio Supervisionado no Ensino Fundamental I, estão presentes a contextualização da teoria estudada consonante à prática docente e à metodologia de ensino utilizadas nos anos iniciais, a observação do cotidiano, a reflexão e busca de possíveis soluções às situações problemas enfrentados, reflexão do papel docente, detalhamento da alto-observação vivenciadas quanto aprendiz relacionadas à função docente no ensino fundamental. Como principal objetivo desse estágio teve-se sua relevância quanto aos conhecimentos adquiridos quanto práxis educacional.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O presente tópico foi elaborado embasado nas leituras obrigatórias, de quatro (4) horas conforme estipulado pelo Plano de Trabalho, o qual compreende leituras do Projeto Político Pedagógico (PPP), leitura do Regimento Escolar, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos estatutos dos serviços e demais documentações tangentes à escola Municipal “José Gomes Vieira”, com um quadro de 280 alunos, 28 professores e 11 funcionários.

Por meio das documentações analisadas, percebe-se que à escola disponibiliza aos alunos alimentação sob orientação de uma nutricionista, água filtrada, redes púbicas de água, energia e esgoto, o lixo é destinado à coleta periódica, acesso à internet e banda larga. A instituição possui laboratórios de informática e de Ciências, salas da diretoria, de professores, sala de atendimento de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), cozinha, dez salas de aula, sala de leitura, parque infantil, banheiros adaptados a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, banheiros femininos, masculinos e com chuveiro, refeitório, despensa, auditório, pátios coberto e descoberto, área verde. Dispõe de TV, copiadora, impressora, aparelho de som, projetor multimídia (Datashow). No turno vespertino há quatro turmas  da manhã com a média de 12 alunos, com atividades complementares de teatro, canto coral, vídeo, danças, Atendimento Educacional Especializado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)   pdf (720.9 Kb)   docx (563 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com